Existe compra indevida? Saiba o que fazer nessas situações

Os cartões de crédito são amplamente utilizados pela população brasileira, infelizmente existem pessoas que aplicam golpes e realizam compras indevidas através dos cartões de terceiros.

A compra indevida no cartão de crédito é uma dor de cabeça que acomete centenas de milhares de pessoas todos os anos. Realizar compras online pode ser bastante prático para alguns, mas pode se tonar um problema para aqueles que não conhecem a plataforma e os perigos da internet.

Existem algumas plataformas falsas que facilitam a clonagem de dados. Além disso, há casos onde o pagamento pode ser duplicado ou não identificado, ocasionando a compra indevida. É importante ficar alerta e sempre verificar a fatura, é por meio dela que a maioria das compras indevidas são identificadas. 

Quando ocorre a compra indevida?

A compra indevida ocorre quando são lançadas na fatura, compras não realizadas pelo titular do cartão. Isso pode ocorrer em virtude da duplicidade de pagamentos, ou quando uma empresa se engana e lança a compra indevidamente.

Fraudes também são uma causa para as compras indevidas. Dados clonados por terceiros podem ser utilizados para práticas ilícitas em nome de pessoas comuns. 

Já a duplicidade de pagamentos se dá quando uma empresa não identifica o pagamento e cobra o cliente novamente, nesses casos o titular do cartão pode acabar pagando a mesma conta duas vezes. 

E há situações onde empresas realizam a cobrança de serviços que não foram requisitados pelo proprietário do cartão. 

Existe indenização por compra indevida?

Aqueles que passarem pelo transtorno podem contestar compras lançadas indevidamente na fatura. O serviço pode ser encontrado na maioria dos aplicativos de emissoras de cartão. Basta acessar o aplicativo referente a seu cartão ou ao seu banco e informar a situação. 

Esse procedimento também pode ser feito pelo telefone. Procure ligar para a central de atendimento do serviço contratado. A compra indevida pode gerar problemas maiores como o nome negativado, que impede o cidadão de ter acesso aos serviços financeiros.

Para evitar essas situações: armazene com cuidado seus cartões em local seguro, não informe seus dados e caso seja necessário solicite o bloqueio de compras online utilizando o cartão. Comprar em sites desconhecidos pode ser perigoso, desconfie de promoções imperdíveis que não podem ser encontradas em outros locais. 

Descontos imperdíveis podem ser evidências de um possível golpe ou fraude para atrair o consumidor, dessa forma ele disponibiliza suas informações em um site falso, concedendo as ferramentas necessárias para o sucesso dos estelionatários. 

Redator: Iana Filizola 

Comentários estão fechados.