Extrato Contribuições INSS: Saiba como ele pode ser consultado de forma fácil e rápida pela internet

0

Você sabe qual é o seu tempo de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)? O Extrato de Contribuições INSS pode te ajudar a descobrir!

Ter esse conhecimento é o primeiro passo para planejar sua aposentadoria e calcular em que momento você terá direito a um benefício previdenciário.

Só que, infelizmente, muitos brasileiros não sabem como estão suas contribuições e nem se existe algum período de trabalho desregularizado.

Nesse cenário, o risco de se deparar com algum problema inesperado na hora de pedir a aposentadoria é bem grande. 

Para evitar esse tipo de situação, você deve estar atento ao seu Extrato de Contribuições INSS

Nesse artigo, vamos te explicar qual a importância desse documento e como ele pode ser consultado de forma fácil e rápida pela internet. Confira!

Conte com o auxílio de um advogado previdenciário especializado no planejamento da sua aposentadoria. Fale agora com a nossa equipe!

O QUE É UM EXTRATO PREVIDENCIÁRIO?

O Extrato de Contribuições INSS, também chamado de Extrato Previdenciário, é como um relatório oficial que detalha os dados disponíveis no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). 

Por isso, muitas pessoas conhecem esse documento como Extrato CNIS. São várias nomenclaturas para se referir a um mesmo registro!

Mas que informações estão nesse documento?

O Extrato de Contribuições INSS reúne todo o histórico trabalhista e previdenciário do segurado.

Ele funciona como um banco de dados que aponta vínculos empregatícios, tempo de trabalho, remunerações e recolhimentos ao INSS, seja na condição de pessoa empregada ou de contribuinte individual e facultativo.

Ou seja, é possível verificar os recolhimentos previdenciários feitos pelas empresas empregadoras e as contribuições que o segurado fez por meio da Guia da Previdência Social (GPS) como autônomo, se for o caso.

O documento serve para consulta e comprovação de tempo de contribuição do segurado.

COMO TIRAR O EXTRAO DO CNIS? [PASSO A PASSO]

Atualmente, 90 dos 96 serviços oferecidos pelo INSS podem ser feitos diretamente da sua casa, através da plataforma online “Meu INSS.

Lançada em 2019, essa iniciativa facilitou muito a vida dos segurados, já que possibilitou que processos relacionados aos benefícios previdenciários fossem resolvidos sem a necessidade de enfrentamento de grandes filas nas agências.

Com a iniciativa, o Instituto também vem reduzindo gradualmente a fila de espera por benefícios, como aponta registro da Associação Nacional dos Servidores Públicos, da Previdência e da Seguridade Social.

Recentemente, com a pandemia de Covid-19 e o fechamento temporário de diversas agências presenciais, esses serviços digitais ganharam uma importância ainda maior.

E um deles é justamente a consulta do Extrato CNIS. Então, para saber como acessar esse documento online, confira o passo a passo a seguir.

Passo 1: Cadastro no “Meu INSS”

O primeiro passo para acessar o seu Extrato Previdenciário é fazer um cadastro no sistema do “Meu INSS”. Se você já estiver registrado, pode pular para a segunda etapa.

Para criar sua conta, você deve entrar no site “meu.inss.gov.br” e clicar no botão que diz “Cadastrar Senha”, na página inicial.

Você será levado automaticamente para um portal do acesso “gov.br”, onde deve clicar em “Crie sua conta gov.br”.

Aparecerão algumas opções de cadastro, como validação facial pelo aplicativo, internet banking e certificado digital. 

Recomendamos que você faça o registro pelo número do CPF, que é um dos cadastros mais fáceis.

Optando por esse formato, você será levado a uma nova página onde precisará inserir seu nome completo e CPF e concordar com os Termos de Uso. 

Depois, será necessário validar alguns dados apresentados pelo INSS, como nome da sua mãe, data de nascimento e questões relativas ao seu trabalho.

Ao fim do processo, você receberá um código de confirmação do cadastro para ativar a sua conta por mensagem SMS no celular ou por e-mail.

Na última fase, basta criar uma senha para o seu cadastro. 

Passo 2: Login no “Meu INSS”

Com o cadastro feito, você deve acessar a página inicial do “Meu INSS” e clicar em “Entrar”, digitando seu CPF e a sua senha cadastrada para acessar aos serviços da plataforma.

Outra maneira de acessar o sistema é por meio do aplicativo oficial do INSS.

Passo 3: Acessar o Extrato CNIS

Assim que entrar na plataforma, você será levado a uma página com um menu de serviços em destaque.

Entre eles, você deve procurar a opção “Extrato de Contribuição (CNIS)”.

Você também pode usar o campo de pesquisas para encontrar o documento. É só buscar por alguma palavra-chave, como Extrato de Contribuição, Extrato Previdenciário ou CNIS.

Ali você verá seus vínculos empregatícios, tempo de atividade em cada um deles, salários e contribuições.

Se quiser, há a opção de baixar o arquivo em PDF. 

Viu como é fácil? Em apenas três passos, você consegue acessar seu Extrato INSS facilmente.

COMO CONSULTAR O EXTRATO DAS CONTRIBUIÇÕES PAGAS PELA INTERNET? [PASSO A PASSO]

Como eu expliquei anteriormente, o Extrato CNIS e o Extrato de Contribuições INSS são o mesmo documento

Isso significa que, seguindo o passo a passo do tópico anterior, você conseguirá consultar dentro do seu CNIS todas as contribuições e valores pagos ao INSS.

Por outro lado, existe uma alternativa para verificar o seu tempo de contribuição: a simulação de aposentadoria.

Passo 1: Cadastro e login no “Meu INSS”

O primeiro passo para simular sua aposentadoria é o mesmo da consulta do Extrato CNIS, isto é, entrar no site “meu.inss.gov.br”.

Se for seu primeiro acesso, siga as etapas para cadastro; se não, basta realizar o login para acessar o sistema.

Passo 2: Acessar o simulador

Após entrar na plataforma, você deve clicar em “Simular Aposentadoria” nos serviços em destaque. 

Na nova página, você já conseguirá ver o seu tempo de contribuição, além de uma tabela com todas as possibilidades de aposentadoria e o que falta para alcançar cada uma delas.

Passo 3: Detalhar as contribuições

Para saber mais sobre as suas contribuições, você pode clicar no símbolo de lápis ao lado da informação do tempo de contribuição.

Ali, você terá acesso aos seus vínculos e remunerações.

COMO CONSULTAR O EXTRATO PREVIDENCIÁRIO DE BENEFÍCIOS? [PASSO A PASSO]

Como estamos falando de Extrato INSS, vale destacar outro documento importante disponível para acesso no sistema do “Meu INSS”: o Extrato Previdenciário de Pagamento de Benefícios.

Esse registro é voltado especificamente para as pessoas que já recebem algum tipo de benefício previdenciário do INSS, funcionando como comprovante de informações relacionadas ao pagamento.

No caso de uma aposentadoria, por exemplo, é possível conferir os valores, data de pagamento e banco de recebimento do benefício.

Extrato de Pagamento INSS ainda permite que o segurado acesse dados sobre empréstimos consignados, décimos terceiros e outras questões que modificam seus pagamentos. 

Se você recebe algum benefício da previdência e quer consultar esse extrato, siga o passo a passo abaixo.

Passo 1: Cadastro e login no “Meu INSS”

O primeiro passo é o mesmo das duas consultas que expliquei anteriormente. 

Basta entrar no “Meu INSS”, realizar o cadastro (se for seu primeiro acesso) e entrar no sistema com seu login.

Passo 2: Acessar o Extrato de Pagamento INSS

Ao acessar o sistema, você verá no menu de serviços em destaque a opção “Extrato de Pagamento”. Basta clicar para acessar o documento.

Extra: Opção para correntistas do Banco do Brasil ou da Caixa

Os correntistas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal têm a possibilidade de consultar o seu histórico de pagamento de benefício previdenciário em caixas eletrônicos ou nos serviços de home banking, pela internet.

Designed by @freepik / freepik
Designed by @freepik / freepik

DICA BÔNUS: COMO CONSULTAR O EXTRATO DE CONTRIBUIÇÕES DO INSS PARA O IMPOSTO DE RENDA 2021?]

Aposentados e pensionistas que declaram o Imposto de Renda (IRPF) precisam incluir os rendimentos que recebem do INSS na sua declaração. 

Para facilitar esse processo, existe um Extrato Previdenciário específico para o IRPF, onde constam os valores recebidos pelo segurado.

Assim como acontece com os outros extratos do INSS, o acesso a esse documento é bem simples e pode ser resumido nas seguintes etapas:

1 – Entre no sistema “Meu INSS”, realizando seu cadastro ou login;

2 – Nos serviços em destaque, clique na opção “Extrato de Imposto de Renda”;

3 – Para declarar o IRPF 2021, selecione “2020” no campo “Ano Calendário”e clique em cima do número e nome do beneficiário;

4 – Veja o documento e clique em “Baixar PDF” para guardar ou imprimir o arquivo.

Pronto! Agora é só utilizar o Extrato de Contribuições para declarar seu Imposto de Renda 2021.

DÚVIDAS FREQUENTES

Para que serve o Extrato de Contribuição do INSS?

O Extrato Previdenciário é um documento fundamental para comprovação da filiação no Regime Geral da Previdência Social (RGPS).

Primeiramente, ele ajuda o segurado a conferir o seu tempo de contribuição e planejar melhor a sua aposentadoria. 

É possível verificar se a empresa empregadora está pagando suas contribuições previdenciárias em dia e, no caso de autônomos, se não há nenhuma pendência nas Guias da Previdência.

Além disso, o Extrato de Contribuições INSS permite que os trabalhadores verifiquem os salários que servirão como base de cálculo para o valor da sua aposentadoria.

No entanto, a maior função do CNIS é funcionar como documento comprobatório diante do INSS para solicitação de uma aposentadoria.

É com as informações deste registro oficial que o INSS irá verificar se o trabalhador atendeu ou não aos requisitos exigidos para a concessão do benefício previdenciário. 

Então é muito importante que você esteja atento se seu CNIS está correto e atualizado

Se perceber algo errado, você deve solicitar uma atualização dos dados e apresentar documentos extras que comprovem a sua condição diante do INSS, como Carteira de Trabalho ou comprovantes de pagamento da GPS.

Essa correção do CNIS pode ser solicitada pelo próprio site ou aplicativo do “Meu INSS”, na opção de “Atualização do Tempo de Contribuição”.

Quais documentos são necessários para consultar o Extrato Previdenciário?

A consulta do Extrato Previdenciário pela internet não exige a apresentação de nenhum documento.

Para o cadastro, a única coisa que você precisará ter em mãos é o seu CPF; a partir disso, basta que você acesse o “Meu INSS” com seu login e senha. 

Se optar por retirar o Extrato de Contribuições INSS em uma agência física, precisará de documento de identificação oficial com foto e CPF.

Caso outra pessoa vá retirar o documento para você, ela também precisará levar uma procuração ou termo de representação legal.

Lembrando que, para esse atendimento presencial, é preciso realizar um agendamento prévio pelo site do INSS

Como consultar o benefício do INSS pelo CPF?

Como você viu nesse artigo, é muito fácil acessar informações do INSS pela internet, e não é diferente para a consulta de benefícios.

Quem não souber o seu Número de Identificação Social (NIS) e nem o número do benefício, pode realizar essa consulta com o CPF pelo “Meu INSS” ou pela central de teleatendimento 135.

No portal ou app do “Meu INSS”, é só fazer o login com o CPF e senha cadastrada e, em seguida, optar nos serviços em destaque por “Meus Benefícios”.

Você terá acesso a uma tela com dados listados sobre seus benefícios, ativos ou não.

A outra opção é ligar para o número 135 e solicitar a consulta. Você só precisará informar seu CPF e confirmar dados de cadastro.

As ligações para a central de atendimento do INSS são gratuitas a partir de telefones fixos e públicos e equivalentes a uma ligação local quando feitas por celulares.

Como consultar pendências de INSS de uma empresa?

Se você tem uma empresa, deve ficar de olho no Extrato de Contribuições INSS feitas pelo seu negócio.

Existe um documento específico para esse fim, o Extrato de Contribuições de Empresas e Equiparados.

Nele, você consegue visualizar todas as Guias da Previdência Social (GPS) e recolhimentos feitos pela sua empresa.

O passo a passo para acessar esse extrato é o seguinte:

1 – Entre no site da Receita Federal no endereço “gps.receita.fazenda.gov.br”;

2 – Insira o CNPJ da sua empresa e a sua senha. Se não souber a senha, verifique com o seu contador;

3 – Informe também o período desejado de consulta no campo de “Competência”. Os dados apresentados serão referentes ao mês indicado e aos 11 meses anteriores a ele;

4 – Após preencher tudo, clique em “Consulta”. Pronto!

Se a sua empresa não tiver uma senha cadastrada, você deve clicar na opção de “Cadastrar Senha”.

Isso o direcionará para uma página com várias perguntas sobre a folha de pagamento. Depois, basta definir uma senha e retornar à página inicial para fazer o login.

Com esse processo, você pode acompanhar se todos os pagamentos da sua companhia estão em dia e, se for o caso, resolver alguma pendência, como uma GPS em atraso.

Ao solicitar seu benefício de aposentadoria, conte com uma equipe especializada! Agende agora o seu atendimento, estamos prontos para atendê-lo!

CONCLUSÃO

Nesse artigo, você pôde entender mais sobre o Extrato de Contribuições INSS e sua importância para a verificação de dados trabalhistas e solicitação de benefícios previdenciários.

Com nosso passo a passo, você pode consultar o seu Extrato CNIS e verificar se todas as informações estão corretas e atualizadas

Mantento o documento em dia, você tem grandes chances de conseguir comprovar sua situação diante do INSS. Dessa maneira, quando chegar a hora de pedir a sua aposentadoria, não precisará se preocupar com nenhuma pendência!

Se precisar de algum apoio para a atualização de dados, não deixe de contar com o suporte especializado de um advogado previdenciário, que poderá te ajudar a encontrar documentos alternativos que comprovem a sua condição.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Original por CMP prev