Faltam 30 dias para a 1ª fase do Exame da OAB. Saiba a melhor forma de revisar os conteúdos

0

Especialista mostra como aplicar de forma eficiente o método dos mapas mentais nos estudos

No dia 30 de junho, dentro de um mês, acontece a primeira fase do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), prova que mobiliza milhares de bacharéis de Direito à cada edição. Esse último mês é essencial para que os candidatos revisem todo o conteúdo que é cobrado na avaliação e se preparem mentalmente e fisicamente para a prova. 

“Os dias que antecedem a prova costumam ser de muita ansiedade para os candidatos. Mas, agora, é preciso manter a calma e estudar de forma eficiente para que os últimos conteúdos sejam absorvidos – isso tudo sem que seja provocado um desgaste mental extremo”, afirma Renato Saraiva, sócio fundador do CERS, rede de cursos preparatórios para concursos públicos, exame da OAB e carreiras jurídicas.

Para organizar os pensamentos, uma técnica que pode ajudar os candidatos ao Exame da Ordem nessa fase de revisão é a dos mapas mentais. Formados por uma ideia central com diversas ramificações, contam ainda com palavras-chave e imagens-chave, seguindo uma lógica plausível. Por meio desta técnica, o estudante é estimulado a aprofundar-se nos conteúdos por meio de explicações, resumos, estruturas visuais, definições, generalizações, elaborações e ilustrações.

Pensando nisso, Taciana Carvalho, coordenadora pedagógica CERS/Ad Verum, separou oito dicas para aplicar a ferramenta de mapas mentais da forma correta, tendo-os como aliados no estudo. Veja abaixo:

Defina a ideia central do seu mapa mental. Todo mapa mental começa com o seu “tema” base.

Comece a desenhar o seu mapa mental, com a ideia principal no centro da folha. Opte por elaborar o mapa no formato horizontal – isso garantirá mais espaço para o desenvolvimento do seu mapa.

Assim que definir a ideia central do mapa mental, comece a criar as ramificações, ou seja, as conexões entre a ideia central e as ideias secundárias, terciárias e assim por diante. Imagine a ideia central como o caule, e as ramificações, como os galhos de uma árvore.

Defina palavras-chave e imagens-chave para cada ramificação. Esses itens são os responsáveis por ativar nossa memória e fazer com que seja possível assimilarmos e memorizarmos grande quantidade de informação. O objetivo da palavra-chave e da imagem-chave é sintetizar um conteúdo.

Evite frases longas. As palavras-chave e as imagens-chave têm como objetivo ativar nossa memória – e não passar a informação completa. Esse é o poder dos mapas mentais.

Use cores! Escolha tonalidades que façam sentido em sua lógica de estudo e organização do conteúdo. Nosso cérebro não é monocromático. Assim, utilizar cores permite que fiquemos mais atentos às informações contidas nos mapas mentais. Sugestão: defina uma cor para cada ramo principal do mapa.

Revise os seus mapas mentais. É neste momento que você perceberá o poder desta técnica de estudo, pois ela consegue condensar grande quantidade de informações em uma única folha, tornando muito mais fáceis suas revisões futuras. Um mapa mental de um livro de 200 páginas, por exemplo, pode ser facilmente revisado em cinco minutos.

Durante a revisão, olhe bem para o mapa, tentando memorizar o local de cada informação. Depois, feche os olhos e tente visualizar todo o mapa na sua cabeça, remontando as ligações e correlações do papel. Se você tentar fazer isso em voz, alta, vai perceber que está dando uma aula sobre o assunto. E, quando você mesmo trabalhou para desenhar as ramificações, fica mais fácil memorizar o material.

O Grupo CERS é especialista no aperfeiçoamento e no direcionamento de carreiras por meio de ensino online. Os três principais braços do Grupo – CERS Cursos OnlinePós-Graduação e CERS Centro de Estudos – oferecem educação de qualidade tanto para carreiras jurídicas quanto para outras áreas por meio de transmissões flexíveis e constantemente atualizadas. Em 2017, o Grupo CERS faturou R$ 82 milhões, um crescimento de 9% em relação ao ano anterior. 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.