Fenacon destaca o uso do Certificado Digital na declaração de IR

0

O prazo para os contribuintes entregarem a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2017, relativa ao ano-calendário 2016, iniciou ontem (02/03) e se encerra às 23h59 do dia 28 de abril.

Até às 17h de ontem mais de 280 mil declarações foram enviadas, segundo dados da Receita Federal.

E de acordo com a Fenacon, uma das maneiras mais práticas de entregar a declaração do IR é com a utilização do certificado digital.

Usando o certificado no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), o contribuinte pode baixar a declaração já pré-preenchida no site da Receita Federal e fazer somente os ajustes nas informações e adições de despesas e deduções.

Tal procedimento acelera o processo e reduz a chance de erros na prestação de contas.

Nas palavras do superintendente do Instituto Fenacon, Elias Nicoletti Barth “O certificado simplifica a rotina de pessoas físicas e jurídicas, em especial no caso da declaração do Imposto de Renda, em que auxilia na redução do risco de a declaração cair na malha fina. Isso atende, inclusive, a uma reclamação recorrente dos contribuintes, que precisavam aguardar meses até serem notificados sobre problemas no preenchimento dos dados”.

Com informações da Fenacon.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.