FGTS: Ações da Eletrobras privatizada podem ser adquiridas pelos trabalhadores com o dinheiro do fundo.

Saiba como o FGTS pode ser usado, qual é o valor mínimo para entrada e qual é o valor máximo determinado para esse fim.

 O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é uma forma de amparar o trabalhador que foi desligado da empresa sem justa causa. O empregador faz depósitos no início de cada mês em uma conta aberta na Caixa Econômica Federal, em nome do funcionário. Essa conta está associada ao contrato de trabalho e o valor depositado equivale a 8% do salário do trabalhador.

O FGTS é um dos principais benefícios dos trabalhadores. Atualmente, o cidadão pode sacar o dinheiro anualmente, através do saque-aniversário ou do saque-rescisão (quando o funcionário é demitido sem justa causa). A quantia pode ser usada para a quitação de dívidas, fazer investimento, entre outros; porém o que muitos não sabem é que entre esses investimentos pode estar a compra de ações da Eletrobras privatizada.

Quer entender mais sobre esse tema? Então acompanhe o artigo.

Quem pode comprar as ações da Eletrobras privatizada?

As ações da Eletrobras estão sendo comercializadas no decorrer do processo de privatização da empresa. Dessa maneira, a norma está prevista no modelo de privatização apresentado pelo governo em uma celebração no Palácio do Planalto, no último dia 19.

De acordo com o modelo, que ainda passará por análise pelo TCU é permitido que qualquer pessoa física, residente no país, compre as ações da Eletrobras que forem disponibilizadas na desestatização. Hoje em dia, o Governo Federal tem 60% das ações da empresa e o objetivo é permanecer com apenas 45%. Assim, o governo deixa de ser acionista majoritário, apesar de permanecer como um dos principais acionistas. 

Qual é a finalidade de vender as ações da Eletrobras para pessoas físicas?

A finalidade dessa decisão é arrecadar aproximadamente R$100 bilhões com a privatização e recuperar a habilidade de investimentos da empresa na criação e transmissão de energia. 

Como o trabalhador poderá comprar as ações da empresa usando o FGTS?

Nesse caso, o trabalhador poderá participar, através de cotas de fundos mútuos de privatização. A quantia mínima para entrada é de R$200,00 e até 50% do montante da conta individual do fundo poderá ser utilizado.

Como fazer a consulta do FGTS pelo site?

Siga o passo a passo fazer a consulta pelo site:

  • Acesse o site www.caixa.gov.br/extrato-fgts;
  • Informe o número do seu NIS ou CPF e selecione “cadastrar senha”;
  • Leia o regulamento e selecione “aceito”;
  • Complete todos os campos com as seus dados pessoais;
  • Crie uma senha com até 8 caracteres (letras e números) e confirme. Você será direcionado para a tela de login novamente;
  • Complete os campos com NIS ou CPF, coloque a senha cadastrada e clique em “Acessar”.

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com o Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

Comentários estão fechados.