FGTS – Como consultar pelo CPF

O FGTS, ou Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, é uma quantia que se refere à 8% do seu salário a ser depositada todos os meses durante o período em que estiver trabalhando com carteira assinada. A empresa, por sua vez, abre uma conta na Caixa Econômica Federal e tem o dever de realizar esse depósito mensalmente. Esse é um benefício aos colaboradores que são contratos dentro da lei. E só poderá ser retirado se você tiver justificações que acompanhem alguns requisitos específicos, como demissão sem justa causa, problemas de saúde, compra de imóvel ou aposentaria.

Você sabe o quanto tem disponível na sua conta do FGTS? Essa consulta pode ser feita de diversas formas, todas simples e rápidas. No entanto, se você está longe dos documentos sempre necessários para tais processos mais burocráticos, vamos ensinar aqui a consultar o FGTS através do CPF.

Consultar FGTS por telefone usando o CPF

Para consultar o FGTS apenas usando o número do seu CPF, é muito simples. Use o telefone e ligue para o número 0800 726 0101. Em uma ligação direta para o Atendimento da Caixa, você deverá seguir as instruções da gravação, digitando o número do seu CPF e, logo em seguida, recebendo as informações referentes ao seu saldo do FGTS.

Consultar FGTS pela internet

Se você prefere usar a internet, saiba que é possível também consultar seu saldo do FGTS online. Para isso, é preciso que você tenha em mãos o seu número do PIS (Programa de Integração Social) e outros documentos que serão requisitados: RG, CPF e título de eleitor. O primeiro passo é acessar o site do FGTS, serviço prestado pela Caixa Econômica Federal. Já no site, clique na sessão “Para o trabalhador”, na área linkável “Acesse aqui”. Ao abrir a página, além de dicas sobre o FGTS, use a barra de rolagem para chegar até o final. Próximo ao rodapé estão os links do serviço online. Selecione “Extrato do FGTS”. Em seguida, clique no botão destacado em amarelo indicando “Consultar saldo do FGTS”. Siga as instruções atentamente ao preencher seus dados, usando os documentos que citamos anteriormente. Você deverá criar uma senha virtual para ter um acesso permanente ao site, facilitando as próximas consultas. Pronto, você terá acesso instantâneo ao seu extrato do FGTS pelo site.

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.