Site icon Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal

FGTS: Consulte se você está recebendo depósitos na sua conta

Fonte: gov.br

Fonte: gov.br

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, popularmente conhecido como FGTS se trata de um fundo vinculado ao contrato de trabalho com objetivo de formar uma reserva de dinheiro para o trabalhador. Todos os meses a empresa é obrigada a depositar o equivalente a 8% do salário na conta do fundo vinculada ao contrato de trabalho.

O FGTS era conhecido por ser de difícil acesso ao trabalhador, pois existiam regras específicas para saque do mesmo. Até porque o Fundo de Garantia foi criado com objetivo de garantir uma reserva de dinheiro ao trabalhador que venha a ser demitido sem justa causa do seu emprego.

Contudo, nos últimos anos o governo vem flexibilizando o resgate do FGTS, que hoje pode ser resgatado para ajudar na compra de um imóvel, em decorrência de doenças graves e até mesmo pela recente novidade que já caiu no gosto dos trabalhadores, o saque-aniversário.

Falando em saque-aniversário, a modalidade ganhou muito espaço nos últimos meses, e para quem não conhece, o saque-aniversário é uma modalidade opcional onde o trabalhador passa a ter direito anualmente, no mês de aniversário, de sacar uma parcela do saldo depositado nas contas do FGTS.

Contudo, com a novidade do saque-aniversário, muitos trabalhadores têm consultado o extrato do Fundo de Garantia para poder aderir à modalidade e ao acessar a conta, verificam não haver saldo depositado.

A situação ocorre, pois, algumas empresas, de forma totalmente ilegal, acabam não depositando os 8% do salário mensal do trabalhador nas contas vinculadas ao fundo. Sendo assim, para evitar possíveis surpresas, vamos entender como realizar a consulta do saldo do FGTS.

Como consultar os depósitos do FGTS

O trabalhador pode checar o saldo do FGTS de diferentes maneiras, sendo elas, pelo site da Caixa Econômica Federal ou pelo aplicativo de celular FGTS.

Consulta do FGTS pelo site da Caixa

Veja o passo a passo:

  1. Acesse o site da Caixa Econômica Federal
  2. Informe o número do NIS/PIS e clique em “cadastrar senha”
  3. Leia o regulamento e clique em “aceito”
  4. Preencha seus dados pessoais
  5. Crie uma senha de até oito dígitos

Consulta do FGTS pelo aplicativo FGTS

  1. Baixe o aplicativo em seu celular pela App Store ou Google Play
  2. Na tela inicial do app, clique em “Primeiro Acesso”
  3. Leia o contrato e aperte “aceitar”
  4. Informe o número do NIS e aperte “Continuar”
  5. Preencha o formulário e aperte “Próximo”
  6. Crie a senha e clique em cadastrar
Sair da versão mobile