FGTS, duas maneiras de ganhar dinheiro ainda no início de 2022

Conheça duas oportunidades para o trabalhador ganhar dinheiro no início do ano por meio do FGTS

Início de ano sempre é um período desafiador com muitas contas para pagar e o dinheiro acaba ficando curto. Por isso é o melhor momento também para tomar ações que possam trazer um dinheiro que não estava previsto, mas que pode vir para ajudar muito no orçamento.

Revisão do FGTS e saque aniversário são assuntos que todo cidadão deveria prestar atenção e avaliar.

O fundo de garantia é um dinheiro que alcança milhões de brasileiros mas normalmente fica “esquecido” pois trata-se de uma conta onde os saques são regulados e não podem acontecer livremente mas apenas nas situações previstas pela lei.

Nesse contexto existem duas formas de fazer valer ao máximo o seu FGTS.

Revisão do FGTS

A primeira é a revisão do FGTS que trata de buscar a atualização dos valores históricos das contas com base na correção monetária em linha com a inflação. Isso é necessário porque, desde 1999, o fundo vem perdendo em comparação com o aumento dos preços e gerando assim perda para o trabalhador.

É possível calcular a revisão das contas gratuitamente através da ferramenta LOIT FGTS. Para isso basta obter os extratos das suas contas no aplicativo Caixa FGTS e submeter os arquivos no site da calculadora – https://fgts.loitlegal.com.br .

O valor encontrado corresponde ao que pode ser então solicitado como revisão do FGTS através de uma ação judicial. A boa notícia é que esse processo pode ser simples para quem tiver até 60 salários mínimos para receber (cerca de 72 mil reais), pois isso pode ser feito através dos Juizados Especiais Federais (JEFs) sem a necessidade de contratação de advogado. 

A mesma startup, LOIT, oferece os documentos e as instruções para quem tiver dinheiro a buscar e quiser entrar com o pedido. Outra alternativa oferecida é o serviço de atermação onde a empresa cuida da parte burocrática até o protocolo do pedido. 

Segundo advogados especialistas, é importante entrar com o pedido agora, pois pode acontecer que, após uma decisão do STF, o benefício da troca de correção seja concedido apenas para o futuro e o cidadão fique sem chances de receber todo o passado.

Antecipação do Saque Aniversário

Uma segunda forma de olhar o FGTS como alternativa nesse início de ano é o chamado saque aniversário. Essa regra foi instituída para que o trabalhador possa sacar um pequeno valor do seu fundo a cada ano, no mês do seu aniversário. 

Com isso, nasceu uma nova forma de empréstimo, onde as instituições financeiras antecipam esses valores por até 12 anos mediante uma taxa de desconto (juros), ou seja, é dinheiro na mão. Veja como funciona em https://resolvefacil.com/loit-fgts/

Conclusão

O cidadão deve aproveitar o início de 2022 para buscar formas de fazer seu dinheiro que está parado no FGTS ser útil da forma que for mais conveniente. 

Ele pode tratar de aumentar seu saldo através da revisão do FGTS como também pode antecipar parte dos valores. 

Comentários estão fechados.