Um novo golpe circula na web brasileira usando a liberação do saque de contas inativas do FGTS, medida anunciada pelo governo no começo deste ano, para atrair vítimas e infectar seus dispositivos. Um falso e-mail promete o cronograma do saque e usa o phishing que rouba dados sensíveis do destinatário.

Curso Online de Analista Fiscal Formação Completa – Conheça

“Os cibercriminosos aproveitam temas de grande interesse do público para aplicar golpes que atuam de maneira massiva, uma vez que os usuários, na ânsia de obter informações sobre o tema, não verificam o remetente, links e arquivos para downloads contidos na mensagem”, explica Camillo Di Jorge, presidente da ESET Brasil.

 

Com o título “Cronograma para saque do FGTS disponível”, a mensagem traz informações sobre como o usuário deve proceder para sacar o valor. O e-mail traz um anexo malicioso que, ao ser aberto, inicia uma série de downloads e executa um código tipo Banker, que cria falsas telas quando o usuário acessa a conta bancária e rouba os dados.

Proteja-se

Verifique quem mandou o e-mail. Se a mensagem parecer não estar direcionada a ninguém especifico ou foi enviada como cópia oculta, é provável que ela pretenda atingir uma grande quantidade de pessoas.

E tome cuidado com os anexos. Não abra arquivos de origem desconhecida. Se o assunto for de interesse público, redobre a atencão e verifique o remetente. Via Redação Olhar Digital

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.