A Caixa ressalta que o dinheiro só é efetivamente liberado para as pessoas que não têm problemas de inconsistência nas informações no cadastro do FGTS.

Muitos trabalhadores, ao consultar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) inativo ou tentar sacar o dinheiro das contas inativas neste mês, têm relatado que recebem a mensagem de que está em “processo de liberação para a data do calendário”.

A Caixa explica que a rotina normal para liberar o dinheiro do FGTS é de cinco dias úteis. No caso das contas inativas, o banco já agiliza a liberação do dinheiro para que seja automática no momento em que o beneficiário for até a agência sacar o recurso. Se esse procedimento não fosse feito, uma pessoa que fosse até a Caixa pedir o dinheiro numa segunda-feira só conseguiria sacá-lo na sexta-feira, por exemplo. É que os valores precisam, primeiro, ser debitados da conta do FGTS e transferidos para o sistema bancário da Caixa.

A Caixa ressalta, entretanto, que o dinheiro só é efetivamente liberado para as pessoas que não têm problemas de inconsistência nas informações no cadastro do FGTS. Por isso, muitos trabalhadores que nasceram em janeiro e fevereiro e, portanto, podem retirar o dinheiro este mês, têm recebido a mensagem, mas não estão conseguindo sacar os valores.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, o trabalhador deve fazer a atualização cadastral em uma agência apresentando os seguintes documentos: número de inscrição do PIS/PASEP, documento de identificação e Carteira de Trabalho ou Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho que comprove o vínculo empregatício finalizado até 31/12/2015.

Em caso de o atendente da agência informar que o saldo está para ser liberado e der um prazo para o trabalhador voltar para receber o dinheiro, é preciso aguardar a data estipulada. Isso pode acontecer por ter sido feita uma alteração em algum dado do beneficiário e a liberação do dinheiro acontecerá apenas após a atualização nos sistemas.

Saque

Tem direito a sacar o dinheiro do FGTS quem pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31/12/2015. Uma conta fica inativa quando deixa de receber depósitos da empresa devido à extinção ou rescisão do contrato de trabalho. O trabalhador deve estar afastado do emprego pelo menos desde o fim de 2015. O trabalhador, no entanto, não pode sacar o FGTS de uma conta ativa, ou seja, que ainda receba depósitos pelo empregador atual.

De acordo com o governo, são mais de R$ 43 bilhões parados nessas contas inativas e o governo calcula que, desse total, R$ 34 bilhões serão sacados pelos trabalhadores. Segundo a Caixa, as pessoas que não conseguirem fazer a retirada do dinheiro até 31 de julho não conseguirão fazer o saque em outra data. Via G1

54 Comentários

  1. Entrei no site normalmente nas semanas anteriores, agora entrei novamente para confirmar e deu essa mensagem: A liberação do valor do Saque Imediato de sua(s) conta(s) do FGTS está em processamento. Aguarde a finalização.
    Entrei mais de 3 vezes, que palhaçada!
    Pelo que li nos comentários algumas com o mesmo problema conseguiram sacar indo na “Lotérica” espero resolver isso o mais rápido possível.

  2. O meu estava em processamento,desdo dia 22,hoje dia 27 liguei e a informação que tive é que ainda estava em processamento,mesmo assim passei em frente uma lotérica na rodoviária entrei e pedi pra moça da uma olhada no meu FGTS,e pra minha surpresa consegui sacar,e pelo app ainda aparece que tá em processamento mas já saquei.

  3. Genteee
    o meu estava previsto pra dia 22/11 e só apresentava o mesmo erro de vocês ”aguardando a liberação”
    Fui na lotérica e saiu normal!
    Ou seja VÃO ATE A LOTÉRICA com o cartão cidadão e documento pessoal e pronto =)
    espero ter ajudado!

  4. O meu contador olhou pra mim e disse que já foi sacado não saquei nada o meu era pro dia 22 também tava falando que tinha que esperar a finalização aff sacaram o meu dinheiro ele disse pra ir na caixa pra rastrear que sacou aff

  5. Pessoal fui hoje na caixa tentar resolver. E consegui. Aconselho vcs a ir direto na boca do caixa e olhar o número do pis para ver se esta correto. O meu tava errado na hora resolverao

  6. Isso quiser dizer que o Brasil não tem dinheiro caixa para pagar a gente. Agora que descobriram que não tem dinheiro em caixa.

  7. Por favor ,oque significa verdadeiramente está mensagem aguardando liberação em processamento?referente ao saque inativo!

  8. O meu tbm está aguardando o processamento, e o dia de receber e hoje. ..Essa caixa e uma zonanista, f uncionarios ganham muito bem,mas não fazem nada certo…

  9. Uma bosta …esse saque em processamento pior q vc vai na caixa elas mandam aguarda aguarda oq 😤 se já chego o dia de sacar e ND dessa merda cair afffff

  10. Se esse procedimento não fosse feito, uma pessoa que fosse até a Caixa pedir o dinheiro numa segunda-feira só conseguiria sacá-lo na sexta-feira, por exemplo. É que os valores precisam, primeiro, ser debitados da conta do FGTS e transferidos para o sistema bancário da Caixa. São liberados em até 5 dias úteis

  11. O meu é pra cair amanhã 22/11 mais até o momento está em processo de liberação…já tinha planos. É pouquinho mais os me ajudar muito. Um estresse só

  12. Tive a mesma desagradável surpresa . Fui no caixa da CEF (perdi 1 hora esperando) e ele me disse que não ha previsão para liberação do saque que sera amanhã 22/11 (ou não). O problema é a falta de informação.

  13. O meu tb aparece a mesma msg de processamento,estou tentando sacar desde setembro,mas até agora nada…
    Alguém já conseguiu resolver??

  14. Fui na caixa pra sacar o meu dinheiro de uma rescisão , a eles unificaram o meu FGTS da demissão com o que o governo liberou , porém quando saiu o papel da loteria constava la disponível para saque dia 22/11

  15. Brasil comandado por um demônio si podia dar nessa merda mesmo tô horrorizada cada dia mais indignada e vergonha desse pais governado por esse bando de rato de esgoto SÓ ROUBAMMMMMMM

  16. O meu caiu só da conta ativa ,depois que saquei os 500 começou aparecer essa mensagem que o valor está em processamento para aguardar a finalização.

  17. O do meu marido tbm da isso que tá em prosesamento o que isso que disser era pra ele receber dia 9/10 ligo lá e só disse isso que és está em prosesamento no app tbm

  18. O do meu esposo tbm esta assim . Caiu na conta do cartão cidadão mais qdo fui sacar falou q não tava liberado. E no extrato mostra 3 depósitos no dia 9/10. E a conta está com saldo . Mto estranho .

  19. O meu tbm fala isso só que depositaram 250 e faltou 200 não sei pq
    Dia 09 caiu os 250 e agora fala que tá em processamento

  20. Fui no banco. Hoje meu tb estava assim. Ai ele me explicou que caiu nunca conta da caixa em outra agencia. Como pedi pra transferência. De agencia pediram pra guarda. Ate amanha. Se não adiantar posso ir tirando de 100 em 100 porque não e minha agencia

  21. O meu também está com mesma mensagem. Fui a agencia na liberação passada para ver prq não estava disponível. Foi feito as alterações e informado que sairia hj, mas aparece a mesma mensagem “A liberação do valor do Saque Imediato de sua(s) conta(s) do FGTS está em processamento. Aguarde a finalização.”
    Irei retornar na agencia hj novamente. Perder mais algumas horas de trabalho. Lamentável!

  22. Meu esposo era pra pegar dia 27/09/2019 cheguei lá e nada. Fomos na caixa atualizamos e o rapaz disse q ia cair dia 04\10\2019 fui lá e não tinha nada…liguei no 0800 725 2019 fala que esta em processo e pra aguardar a liberação… Baixei o App do FGTS tá lá em processamento e depósito previsto pra cair no dia 09/10/2019 e hj eh dia 09/10/2019 e até agora não caiu nada…vai dar 10 hrs da manhã e tá na mesma

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.