FGTS oferece oportunidade de ganhos com compra de ações e por revisão

FGTS oferece oportunidade de ganhos com ações e por revisão de correção monetária

O fundo de garantia é um dinheiro do cidadão que fica compulsoriamente parado em contas vinculadas à Caixa para uso em situações extraordinárias como uma demissão ou a compra da casa própria, entre outras. 

O grande problema é que esse dinheiro vai perdendo seu valor para a inflação rapidamente, significando perdas para o trabalhador. Isso acontece desde 1999 com a introdução da TR como indexador para correção monetária do FGTS. 

Para fugir dessa realidade, duas oportunidades estão no horizonte para todas as pessoas que trabalharam com carteira assinada e, portanto, possuem contas no FGTS: a Revisão do FGTS e a Aplicação em ações.

Revisão do FGTS

Iniciando pelo tema da revisão do FGTS pois ele trata de corrigir todo o passado de correções monetárias abaixo da inflação de forma que os saldos das contas pudessem recuperar o poder aquisitivo, como deveria ser. 

Com isso o cidadão teria mais dinheiro para sacar ou mesmo investir em ações, como será explicado a seguir.

O primeiro passo aqui é fazer o cálculo para avaliar se existe potencial de recuperar valores e quanto seria esse dinheiro a ser solicitado na revisão do FGTS. Para isso existe um serviço gratuito em fgts.loitlegal.com.br

Basta ter os extratos do FGTS em formato PDF, que podem ser obtidos no aplicativo de smartphone FGTS da CAIXA, para submeter os arquivos na calculadora e ter o resultado no mesmo momento. 

Segundo a startup LOIT, que criou a ferramenta, mais de 300 mil cálculos já foram processados em seu sistema com uma média próxima a R$10.000 por trabalhador para recuperar em valores.

São valores muito expressivos e que podem ajudar milhões de pessoas que ainda não entraram com seus pedidos de revisão. O passo seguinte é justamente entrar com o pedido na justiça, pois o tema está aguardando aprovação no STF, o que pode acontecer a qualquer momento. É recomendável entrar com o pedido antes da decisão como forma de garantir maiores chances de receber os valores do passado, ou seja, o resultado do cálculo corrigido.

A mesma empresa oferece serviços no site LOIT FGTS para quem deseja entrar com o pedido que também pode ser feito através de um advogado, sobretudo nos casos acima de 60 salários mínimos, quando seria necessário optar pela justiça comum.

FGTS na compra de ações

Essa oportunidade foi anunciada há alguns dias, assim que o TCU deu o aval para o Governo vender ações da Eletrobrás e pode se tornar realidade até agosto.

A ideia é que os trabalhadores possam utilizar até 50% do saldo do fundo de garantia para comprar ações da empresa estatal de forma similar ao que foi feito no passado com a Petrobras e com a Vale. 

Trata-se de uma oportunidade de utilização do dinheiro retido no fundo buscando uma melhor rentabilidade, ou seja, para fazer o dinheiro crescer acima da inflação e principalmente acima da TR. 

Logicamente é importante sempre lembrar que o investimento em ações não tem garantia de retorno, pois se as ações se desvalorizarem no mercado ocorre o inverso, ou seja, os valores encolhem.

Em ambos os casos vale a análise pessoal de cada cidadão para a tomada de decisão, mas são oportunidades que podem maximizar o dinheiro que atualmente fica parado em um fundo e com uma correção monetária prejudicial que literalmente traz prejuízos.

Comentários estão fechados.