Home Chamadas FGTS: Preciso ou não preciso informar que quero o dinheiro do saque?

FGTS: Preciso ou não preciso informar que quero o dinheiro do saque?

FGTS

Li que quem não quisesse o saque aniversário teria que informar à Caixa esta decisão. E agora li ao contrário: que quem não quiser, não precisa fazer nada, que continua como está. O que está certo, afinal?

Resposta: São coisas diferentes e, portanto, têm respostas diferentes mesmo.

Existem duas novas modalidades de saque do FGTS: O saque imediato, no caso, todos os trabalhadores que possuam contas ativas ou inativas do FGTS, podem sacar até R$500 de cada uma delas, e o saque aniversário, que é uma alternativa à sistemática de saque por rescisão do contrato de trabalho, que permitirá a retirada de parte do saldo da conta do FGTS anualmente, no mês do seu aniversário.

O saque aniversário vai depender de adesão prévia, ou seja, o trabalhador vai precisar dizer que QUER ter acesso a ele.

No saque imediato, os R$ 500 vão ser disponibilizados para todos os trabalhadores. Sacar esse dinheiro ou não será opcional. Esse valor só vai cair imediatamente na conta de quem tem conta poupança na Caixa. Só nesse caso (de quem tem conta poupança na Caixa e não quiser receber o dinheiro do saque imediato), precisa avisar a Caixa. Mas só nesse caso.

O trabalhador pode solicitar o desfazimento do crédito automático em conta poupança pelo site, Internet Banking CAIXA ou App FGTS.

Fonte: R7 e Caixa Econômica