FGTS: Saque calamidade é liberado em locais da Bahia e Minas Gerais

A Caixa vai liberar o saque por calamidade do FGTS nas regiões da Bahia e Minas Gerais que foram atingidas pelas enchentes.

Foi anunciado no dia 11 de dezembro que a Caixa Econômica Federal vai liberar o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para as regiões dos estados da Bahia e Minas Gerais que foram atingidas pelas enchentes.

Recentemente algumas regiões da Bahia e de Minas Gerais foram atingidas por enchentes, que causaram grandes prejuízos para os moradores dessas áreas, nesses casos de calamidade o saque do FGTS é liberado.

Os valores estarão disponíveis para saque após decretos municipais que declarem o estado de calamidade e após o reconhecimento do Ministério do Desenvolvimento Regional, através de portaria.

A liberação do saque calamidade

A Caixa afirmou que auxiliará as autoridades locais para acelerar o processo de solicitação do reconhecimento do estado de calamidade.

Depois que o estado de calamidade for formalizado, a população que habita esses locais atingidos pelas enchentes conseguirá realizar o saque do FGTS de maneira digital, sem precisar se deslocar até uma agência física, por meio do aplicativo ”FGTS”, é só escolher a opção Saque Digital.

Essas informações foram fornecidas pela Caixa. 

O intuito da liberação do saque do FGTS por calamidade é liberar o valor do saldo do Fundo de Garantia dos trabalhadores habitantes desses locais atingidos.

Saque calamidade

Ainda não entendeu o que é o saque do FGTS por calamidade? Explicaremos melhor, para você entender:

O Saque Calamidade do FGTS é uma modalidade em que o trabalhador tem direito a sacar o saldo da conta do FGTS por necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastre natural que tenha atingido a sua área de residência.

O valor do saque será o saldo disponível na conta do FGTS, na data da solicitação, limitado à quantia correspondente a R$ 6.220,00 para cada evento caracterizado como desastre natural.

Destacamos novamente que, não é necessário ir até uma agência da caixa para realizar o saque calamidade do FGTS, ele poderá ser feito pelo aplicativo FGTS, disponível nas lojas de aplicativo 

Outras medidas de apoio da Caixa

A Caixa estabeleceu diversas outras medidas para ajudar a população das regiões atingidas pelas enchentes, veja quais são elas:

  • A Caixa possibilita a pausa de até 90 dias nos contratos de financiamento habitacional nas regiões atingidas, mediante solicitação;
  • Incorporação das prestações no saldo devedor dos clientes inadimplentes das regiões atingidas, independentemente dos requisitos atuais, mediante solicitação;
  • As unidades da Caixa também darão suporte aos clientes para acionamento de seguro habitacional e procedimentos para pagamento de indenizações de forma imediata;
  • Envio de equipes de engenharia do banco à região para prestar o apoio necessário às habitações sociais atingidas e adotar medidas necessárias.

Comentários estão fechados.