Com a liberação do saque emergencial do Fundo de Garantia (FGTS), mais uma modalidade do benefício é liberada para os brasileiros à partir de hoje, 1 de julho. Hoje começam os pagamentos do saque-aniversário para os nascidos no mês de Julho.

Como funciona o saque-aniversário?

O resgate do saldo do FGTS é feito à partir de contas ativas do trabalhador (emprego atual) quanto das inativas (empregos anteriores). Funcionam da seguinte forma:

  • anualmente e no mês de nascimento do beneficiário, quem aderiu à sistemática pode retirar uma porcentagem do valor do Fundo.

Os valores para resgate ficam disponíveis para retirada até o último dia do segundo mês subsequente a liberação. Por exemplo:

  • Quem teve o direito ao saque a partir deste mês, poderá sacar até 30 de setembro
FGTS

Calendário FGTS 2020

Mês de aniversárioData do pagamento
Janeiro e fevereirode abril a junho de 2020
Março e abril​de maio a junho de 2020
Maio e junhode junho a agosto de 2020
Julhode julho a setembro de 2020
Agostode agosto a outubro de 2020
Setembrode ​setembro a novembro de 2020
Outubrode outubro a dezembro de 2020
Novembrode novembro de 2020 a janeiro de 2021
Dezembrode dezembro de 2020 a fevereiro de 2021

Como sacar?

O primeiro passo é optar pelo saque aniversário. Para isso, é necessário baixar o aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS. Instale o app no celular e escolha a modalidade “saque-aniversário”. O procedimento também pode ser feito de forma simples e prática na página da Caixa. Portanto, não é preciso comparecer a uma agência para adotar a nova sistemática.

A partir do dia indicado no calendário de pagamento, o trabalhador pode procurar uma agência da Caixa Econômica Federal e sacar o dinheiro. Quem tem conta poupança no banco tem o dinheiro creditado automaticamente.

O dinheiro do FGTS de aniversário ficará na conta por três meses. O período começa a ser contato a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário.