Fila de perícias médicas do INSS ultrapassou mais de 1 milhão de agendamentos

A espera ultrapassa os 60 dias

A greve dos servidores do INSS já dura quase dois meses, a greve para reivindicar melhorias nas condições de trabalho e reajuste salarial começou no dia 23 de março sem previsão para ser encerrada.

A greve foi declarada legal e legítima pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), de acordo com comunicado da Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP).

Fila da perícia médica 

Agora o INSS acumula mais de 1 milhão de segurados em fila da perícia médica, antes eram 780 mil, a pandemia e falta de servidores já contribuíram para crescimento da fila.

Com a paralisação apenas 70% dos médicos peritos estão em atendimento nas agências e os outros 30% estão parados.

Pelo menos 320 mil exames periciais teriam sido remarcados desde o início da greve. A perícia é obrigatória para o segurado receber benefícios que dependem de avaliação médica. 

A ideia do governo federal é implantar perícia médica a distância de forma permanente, com análise de atestado enviado pelo Meu INSS.

Porém os peritos acreditam que esse tipo de concessão está mais sujeito a fraudes e que não é possível análise exata da incapacidade do segurado como ocorre no local.

O número de perícias inclui todos os tipos de benefício que necessitam de avaliação pericial como auxílio-acidente, auxílio por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença e aposentadoria incapacidade permanente, antiga aposentadoria por invalidez..

Outros benefícios, como BPC (Benefício de Prestação Continuada), aposentadoria da pessoa com deficiência e aposentadoria especial, também compõem a lista.

A greve pelo Brasil

No Estado do Rio de Janeiro, mais de 48 mil perícias foram remarcadas, uma das maiores agencias do INSS do Rio localizada na Zona Norte 17 dos 22 peritos da unidade estão em greve. 

No Piauí, as solicitações de benefícios ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão demorando quase cinco meses para serem analisadas pelo órgão.

Em Mogi Mirim, Região de Campinas tem 11 unidades da Previdência Social em 10 cidades afetadas pela mobilização de servidores e médicos peritos.

A região de Campinas (SP) está com ao menos 11 unidades da Previdência Social com atendimentos interrompidos ou prejudicados pela paralisação de servidores e médicos peritos.

Tenho perícia marcada o que devo fazer?

O Ministério do Trabalho e Previdência instrui os segurados que tinham serviços agendados nestes últimos dias em que o instituto está em greve para que façam o reagendamento do atendimento.

A remarcação do procedimento deve ser feita pelo Meu INSS, tanto pelo site quanto pelo aplicativo. Confira passo a passo:

Meu INSS – aplicativo 

  1. Acesse o aplicativo “Meu INSS”; 
  2. Informe o CPF e a senha e vá em “Entrar”;
  3. Em “Para você”, clique em “Agendar perícia”;
  4. Escolha a opção “Remarcar perícia” e clique em “Selecionar”;
  5. Abrirá uma nova tela para escolher local e data; siga as orientações do programa;
  6. Anote as informações ou tire um print da tela para não perder o novo dia de agendamento do exame médico;

Meu INSS – site 

  1. Acesse o site Meu INSS;
  2. Clique em “Entrar com gov.br”;
  3. Informe o CPF e vá em “Continuar”; digite sua senha e acesse “entrar”;
  4. Na faixa azul, em cima, clique em “Serviços”;
  5. Depois, vá em “Benefícios”, em “Auxílio-doença” e, em seguida, em “Agendar perícia”;
  6. Clique em “Perícia” e escolha “Remarcar perícia”; depois, vá em “Selecionar”;
  7. Informe um número de documento, digite os caracteres da tela e vá em “Avançar’;
  8. O sistema vai localizar o seu agendamento; basta seguir as orientações e reagendar o atendimento;
  • Outra forma de remarcar é através da central de atendimentos, ligando no número 135

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Comentários estão fechados.