Finanças: Como aumentar seus rendimentos

O mercado financeiro e suas variáveis são uma grande incógnita, e é visto por muitas pessoas como um tabu. Elas possuem medo de escolher a alternativa errada, insegurança sobre lucro e falta de compreensão com a linguagem e o cenário do mercado financeiro. Tudo isso acaba fazendo com que elas percam grandes oportunidades de investimento.
Sabendo disso, deixamos aqui algumas dicas que irão te auxiliar a fazer uma boa escolha, reduzindo seus medos e aumentando seus rendimentos.
O primeiro passo é saber em qual perfil de investidor você se encaixa: conservador ou arriscado?

Conservador
Este é para quem busca mais segurança diante do investimento a ser feito.
Os retornos financeiros podem ser previsíveis fazendo uma análise das taxas Selic e juros, chegando a uma estimativa aproximada de rendimentos, sem riscos de perder quantia alguma do capital inicial aplicado.
Para este perfil a bolsa de valores deve ser evitada devido sua inconstância e variações.

Arriscado
Já o perfil arriscado é para quem tem consciência dos riscos que corre diante do investimento a ser feito em curto, médio ou longo prazo. Não têm garantias de retorno total do valor inicial investido, muito menos estimativas do lucro ou prejuízo.
Outra característica deste perfil são investimentos em matérias-primas de diversos setores. Um investidor com perfil arriscado, pode ver potencial em determinado negócio e aplicar seus recursos nele, porém só vai obter respostas sobre retorno tempos depois. Com essas informações pode parecer desvantajoso este tipo de investimento, mas com auxílio de alguém que entenda bem sobre o mercado e saiba fazer um bom planejamento os rendimentos podem ser muito positivos.

Agora que já conhece as diferenças entre os perfis de investimentos e a ação deles no processo de rendimento, chegou o momento de falar dos cuidados necessários para fazer seus investimentos crescerem e serem positivos.

Possuir reservas
Antes de qualquer investimento é importante que se tenha a consciência de sua média de gastos mensais acrescentando algum valor para possíveis imprevistos. Após ter isso bem estabelecido você poderá investir o montante que estiver disponível para rendimentos.
Aplicar tudo o que tem sem deixar reservas pode te causar prejuízos e tornar seu investimento um pesadelo.

Má gestão e monitoramento
Você deve estar sempre atento aos rendimentos, perdas, movimentações e alterações do cenário financeiro para encontrar soluções imediatas antes de acumular prejuízos, ou até mesmo turbinar ainda mais seu investimento.
Apenas investir e esperar pelo retorno podem causar muitos danos, como endividamentos, estagnação dos lucros e aumento constante de juros. É importante que haja um acompanhamento eficaz sobre seu investimento.
Tendo em mente estes cuidados básicos se torna fácil obter mais sucesso durante suas aplicações e receber seus rendimentos com tranquilidade.

Conclusão
Fica claro que não existe fórmula secreta para aumentar seus rendimentos, tudo depende de sua consciência financeira e saber escolher a melhor maneira de aplicar seus recursos com segurança e entendimento.
Ninguém precisa ser expert no mercado financeiro para investir, apenas ser bem conduzido e monitorado para que seus rendimentos sejam satisfatórios dentro de suas possibilidades e sem prejuízos.

Fonte: RHOMA Contabilidade