Financiamento Caixa: Como reduzir as parcelas do crédito imobiliário

0

Clientes da Caixa Econômica Federal (CEF) está realizando mudanças para o crédito imobiliário. Agora, os clientes vão poder solicitar a redução temporária das prestações do financiamento.

Porém, não haverá diminuição ou desconto no valor total do crédito.
Você poderá pedir 50% de redução, que terá validade por três meses, ou 25% de redução, com uma validade de seis meses.

O abatimento será incorporado ao saldo devedor e diluído no prazo remanescente do contrato.

Em março, a CEF concedeu uma pausa no pagamento das mensalidades. Entretanto, a suspensão das prestações foram por 180 dias (seis meses). Agora o banco está dando essa nova opção para ajudar os clientes nesse período de crise do novo coronavírus.

Redução das prestações

Para começar a negociação da dívida, você deverá baixar o aplicativo Habitação Caixa, disponível para Androide e iOS. Depois, acesse o login e senha, clique na opção “negociação emergencial”.

Ao entrar na página, será possível escolher o contrato de financiamento e a opção de pagamento (redução de 25% ou 50% da prestação). Logo o sistema da Caixa pedirá a você uma autodeclaração, onde deverá ser informado que sua renda foi reduzida nos meses de pandemia e que será de sua responsabilidade o pagamento do saldo recalculado.

Em seguida, clique em “li e concordo com os termos” e, depois, pressione em “concordo”.

Fique atento

A operação só será finalizada se não houver prestações atrasadas. Isso porque, a negociação só é realizada para quem mantém o pagamento em dia.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil