Fique Atento: Alteração no captcha da Sefaz pode afetar consultas da NFe

0

No dia 21 de Outubro, a Sefaz passou a utilizar outra forma de consulta das NFes (alteração no captcha), de forma que algumas empresas ou escritórios de contabilidade que utilizam sites de consulta à Notas Fiscais, poderão ter problemas.

Na conclusão da consulta, após inserir a chave era preciso inserir o captcha, que era uma sequência de letras e números.

É possível que com a atualização da consulta, algumas empresas de contabilidade, possam ter problemas com o novo captcha.

Verifique a seguir a mudança feita pela Sefaz na consulta da chave de acesso.

Entenda o que é o Captcha e para que serve

O captcha serve para comprovar para um computador, que quem faz a consulta é um humano e não outro computador.

É uma ferramenta auxiliar, para evitar spams ou mensagens disparadas de outros computadores ou robôs.

A ideia é que a resposta ao captcha seja impossível a um computador, para que somente seres humanos possam ter acesso ao envio de informações.

[rev_slider alias=”ads”][/rev_slider]

 

Como funcionava a consulta da NFe?

Para fazer consultas no site da Sefaz, é necessário o número da chave de acesso da Nota Fiscal, certificado digital autorizado e inserção do captcha.

Esse captcha, antes, era como uma sopa de letras, sendo necessário digitar diversos caracteres, para assim conseguir consultar a nota no site. Como a imagem abaixo:

Captcha

Com esse tipo de captcha, os sistemas contábeis ainda conseguiam burlar um dispositivo de segurança e acessar as informações das notas.

Porém, por conta da mudança feita, pode ser que não seja mais possível a consulta da NFe ao sistema através dos softwares.

Como funciona a consulta da NFe agora?

Agora, desde o dia 21 de Outubro, o sistema da Sefaz adotou o captcha do Google, que é utilizado em vários sites, por ser mais seguro.

Nele, ao invés de digitar uma série de caracteres de uma determinado imagem, é necessário clicar em uma caixa de seleção, descrita como ‘Eu não sou um robô’ e classificar imagens (placas de rua, veículos, animais, etc). Como imagem abaixo:

Captcha2

Por conta dessa atualização, as empresas que oferecem serviço de consulta de NFe, não conseguirão burlar o dispositivo de segurança para a ‘quebra do captcha’.

 

Considerações finais

Caso você tenha uma empresa que ofereça serviços de consulta ou recuperação de Notas Fiscais Eletrônicas, esteja atento, pois essa atualização pode afetar seu serviço.

É possível que haja alguns problemas por conta da atualização, como dito ao decorrer do texto, portanto, é necessário fazer as adaptações necessárias e evitar maiores conflitos.

Via Soften

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.