Fique Sabendo: O que é Appliance

0
289



O que significa a palavra “Appliance”? Segundo o glossário do Gartner é um dispositivo de computação que provê serviços pré-definidos e que tem seu sistema operacional escondido sob uma interface específica do aplicativo, possuindo complexidade reduzida, como instalação, administração e manutenção, com tempo de implantação mais rápido.

Em outras palavras, é uma solução totalmente integrada, na qual não há preocupação com o hardware e o software de forma isolada. Trazendo para a realidade de TI, é um modelo de oferta similar ao que a Apple faz com seus dispositivos, ou seja, é a potencialização do hardware em função do software e vice-versa. Todos esses dispositivos usam a mesma arquitetura de hardware e software, criando assim uma padronização que diminui os custos de produção, minimiza a incidência de defeitos e agiliza o processo de implementação.


Recentemente a Microsoft divulgou indicadores nos quais 40% dos incidentes são causados por incompatibilidade de hardware. Certamente, existe um percentual razoável de incidentes gerados em projetos de implementação e, até mesmo, em ambiente produtivos, que são ocasionados por incompatibilidade da aplicação com o sistema operacional e o banco de dados e que foram ocasionados pelo mal dimensionamento na instalação.

Como exemplo, na avaliação de um incidente que impede a geração de um arquivo do SPED Contábil – a Escrituração Contábil Digital (ECD), que tem por objetivo a substituição da escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo digital, quando da análise do problema, pode ser detectado que os requisitos mínimos para execução do aplicativo não estão sendo respeitados.

Para melhorar a governança das empresas não somente em aspectos legais, é necessário que as empresas de TI aportem tecnologia de ponta com o intuito de dar mais segurança, disponibilidade, escalabilidade e robustez em suas aplicações. Trabalhar em parceria com grandes players de tecnologia a fim de fornecer soluções de hardware, software e aplicativos de negócios criando ofertas que sejam acessíveis financeiramente aos seus clientes é uma boa saída.

*José Freire Neto é gerente de pesquisa e desenvolvimento da Divisão de Aplicativos da Sonda IT
https://www.decisionreport.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=19414&sid=15

[useful_banner_manager banners=17 count=1]