FOTO REPRODUÇÃO




Instalado em janeiro de 1893, o Tribunal de Contas da União é um órgão que auxilia o Congresso Nacional na fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades de administração direta e indireta.

É composto por nove ministros e tem corpo técnico que trabalha nas inspeções e auditorias. O tribunal fiscaliza o uso de recursos federais em diferentes áreas, como obras, prestação de serviço, contratação e aposentadoria de servidores. O órgão pode aplicar sanções e apontar a correções.


O poder do TCU é limitado. O órgão fiscaliza grandes obras no país e, nos casos de suspeita de sobrepreço, sugere ao Congresso a paralisação. Em geral, recomendações são ignoradas.

O tribunal aprecia todos os anos as contas da Presidência da República, porém sua decisão tem efeito político. O julgamento do TCU recomenda a aprovação ou rejeição das contas. O parecer é encaminhado ao Congresso, a quem cabe a decisão. O TCU nunca rejeitou as contas de presidentes.

O TCU é composto por nove ministros. Seus membros são indicados por Câmara, Senado e governo

Aroldo Cedraz (presidente)
Tem 64 anos, é doutor em medicina veterinária e tem curso técnico em contabilidade. Ex-deputado federal (na época, PFL-BA, atual DEM), foi indicado pela Câmara.

Raimundo Carreiro (vice e corregedor)
Ex-secretário-geral do Senado, tem 67 anos, é advogado e foi membro do conselho da Anatel. Próximo ao PMDB, foi indicado pelo Senado.

Augusto Nardes
Ex-deputado estadual e federal (PP-RS). Tem 62 anos, é formado em administração, com mestrado em desenvolvimento na Suíça. Foi indicado pela Câmara.

Bruno Dantas
Em 2014, tornou-se o ministro mais jovem do TCU, ao tomar posse com 36 anos. Doutor em direito, ex-consultor do Senado e ligado ao PMDB. Indicado pelo Senado.

Benjamin Zymler
Foi auditor e ministro-substituto do TCU. Tem 59 anos, é graduado em engenharia elétrica e direito (mestre em direito). Foi indicado pelo governo.

José Múcio Monteiro
Engenheiro civil, tem 67 anos, foi deputado federal (PTB-PE) e ministro das Relações Institucionais de Lula. Indicado pelo governo.

Ana Arraes
Advogada, tem 68 anos. Ex-deputada federal (PSB-PE), é mãe do ex-governador e candidato à Presidência em 2014 Eduardo Campos, morto em acidente aéreo no ano passado. Foi indicada pela Câmara.

Walton Alencar
Tem 53 anos, é mestre em direito, foi procurador do Ministério Público no TCU. Indicado pelo governo.

Vital do Rego
Ex-deputado e senador (PMBD-PB), é aliado do presidente do Senado, Renan Calheiros. Tem 52 anos, é graduado em direito e medicina. Foi indicado pelo Senado. (Com Diario Catarinense)

[useful_banner_manager banners=21 count=1]

Comente no Facebook

Comentários