Fiscalização da Receita: Cuidado para não ser excluído do Simples Nacional

Em uma união de forças com a Prefeitura de São Paulo, a Receita Federal tem trabalhado para fiscalizar as declarações realizadas pelos contribuintes do Simples Nacional. Desde o início do mês de junho deste ano, a operação tem identificado, por meio de cruzamento eletrônico de dados, uma série de divergências entre os valores informados no PGDAS e os contidos nas emissões de Notas Fiscais de Serviços Eletrônicos (NFS-e).

Para os casos em que foram constatadas divergências, independentemente do valor identificado, o Fisco enviou notificações através do DEC – Domicílio Eletrônico do Contribuinte solicitando a autorregularização das pendências. A partir da data em que receberam a notificação do órgão, os contribuintes tiveram o prazo de 60 dias para retificar as inconsistências apontadas. 

No dia 19 de julho, o portal do Simples Nacional informou o início das emissões de autos de infração para aqueles que não não haviam realizado a autorregularização dentro do prazo concedido. Com isso, esses contribuintes passaram a correr risco de exclusão do regime do Simples Nacional. 

Contudo, como as autuações são enviadas um lote por vez, até que recebam o comunicado oficial por meio do DEC, os contribuintes ainda podem efetuar as retificações das declarações e o pagamento dos valores devidos. 

Portanto, ainda há tempo de regularizar-se junto ao Fisco e sair da zona de risco de exclusão do Simples! 

Conteúdo original Dr. Fiscal

DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.

Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis. 

O curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!