Em meio a projetos do Congresso para reformar o sistema tributário, unindo impostos como PIS e Cofins, uma possível nova proposta do Ministério da Economia fortalece a percepção de que alterações no setor de tributação devem se tornar realidade em breve.

“Cresce o sentimento entre os investidores que mudanças sobre a tributação de heranças devem acontecer em breve, fazendo parte de um novo rearranjo fiscal com o objetivo de fortalecer as contas públicas”, explica Rodrigo Marques de Almeida, CIO do Andbank Brasil.

Apesar de não ter dúvida em relação ao aumento de impostos, Rodrigo Almeida prevê que a elevação de alguns tributos poderá contribuir para manter a curva de juros de longo prazo em torno dos 7%.

“Esse aumento pode preparar uma eventual flexibilização dos gastos públicos, cuja racionalização só deverá ocorrer em 2021”, completa.

Em relação ao desempenho do Ibovespa, o CIO avalia que as commodities continuam puxando a alta do índice, seguidas dos bancos.

“Outro fator que sustenta o Ibovespa é que o nível de atividade cresce acima do esperado em função da flexibilização das quarentenas, elevando as recomendações táticas de compra de ações”, acrescenta.