Folha de pagamento: Saiba quais erros podem ser evitados

0

A folha de pagamento de uma empresa é um dos documentos mais importantes para um empreendimento, por meio dele são pagas as remunerações de todos os colaboradores de uma empresa.

Esse documento é emitido mensalmente e contém todos os descontos e adicionais de um trabalhador. Portanto, é fundamental ter atenção ao elaborar a folha de pagamento de uma empresa.

No artigo de hoje vamos te apresentar alguns dos principais erros cometidos pelos profissionais responsáveis pela elaboração da folha de pagamento.

Os erros mais cometidos na Folha de Pagamento

Como citamos acima, a folha de pagamento de uma empresa é um dos principais documentos para que ela se mantenha em funcionamento, é preciso atenção ao elaborar e armazenar as informações da folha da sua empresa.

Existem alguns erros cometidos com muita frequência, mas que podem ser evitados pelos profissionais responsáveis pela folha

Veja abaixo 3 dos principais erros cometidos na elaboração da folha de pagamentos: 

  1. Desconsiderar parcelas extras 

O trabalhador pode receber mensalmente sua remuneração que não sofre alteração durante o decorrer do ano, porém, existem alguns casos onde o colaborador acaba recebendo alguns pagamentos extras.

Parcelas extras como as decorrentes de horas extras realizadas em dias de feriado ou em dia destinado ao descanso semanal remunerado, onde o adicional é de 100% devem ser consideradas e adicionadas corretamente na folha.

Portanto, parcelas como horas extras e outros adicionais devem ser consideradas corretamente na elaboração da folha de pagamento.

  1. Ignorar os impostos que incidem sobre a folha de pagamento

Existem alguns impostos que incidem sobre a folha de pagamentos de um empreendimento que devem ser considerados na elaboração deste documento. As taxas e impostos são pagos conforme os valores pagos aos trabalhadores.

O valor desses tributos varia com base na faixa salarial e nos adicionais de cada funcionário, é preciso atentar  para que o pagamento dos impostos seja feito corretamente. 

Um dos tributos bem comuns sobre a folha de pagamentos é o imposto de renda retido na fonte.

  1. Centralizar as informações

Esse já não é um erro muito comum, porém, algumas empresas insistem em centralizar todas as informações da folha de pagamento em um só local, seja em só uma conta ou em só computador.

Isso é bastante perigoso, pois, se você perder o acesso à conta ou acontecer algum problema com o computador, todas as informações da folha de pagamento podem ser perdidas.

Portanto, é recomendável que uma empresa tenha mais de um funcionário com acesso à folha de pagamento e que ela não esteja somente em um local, para evitar possíveis perdas.

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar ou aprender tudo sobre o Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.