Folha de ponto: Como preencher corretamente?

0

Confira como preencher a folha de ponto e evitar processos trabalhistas

folha de ponto é utilizada por diversas empresas para registrar os horários de entrada e saída do trabalhador. Esse controle é necessário para cumprir as leis trabalhistas, evitar atrasos e fazer o acompanhamento das horas extras. Dessa maneira, tanto a empresa quanto o funcionário são protegidos. Mas afinal, será que você está preenchendo a folha de ponto corretamente?

Quais horários devo marcar na folha de ponto?

Ao contrário do que muitas empresas pensam, não são somente os horários de entrada e saída que devem ser preenchidos na folha de ponto do trabalhador. Confira tudo o que precisa estar registrado nesse controle:

  • Horário de entrada;
  • Horário de saída;
  • Horário de entrada e saída dos intervalos para almoço;
  • Horário de saída em horário diferente e/ou inesperado. 
NFe

Quem deve preencher a folha de ponto?

registro da folha de ponto deve ser feito pelo funcionário, que deve ser bem orientado pelo responsável do setor de Recursos Humanos da empresa.

Todos os meses, o documento de espelhamento deve ser entregue para o empregado assinar, pois só assim será validado pela Secretaria de Trabalho.

É importante que esses documentos sejam guardados por cinco anos, para evitar processos trabalhistas.

Qual é o tempo de tolerância da folha de ponto?

As variações de cinco minutos para mais ou para menos não entram no cálculo de hora extra, ainda assim, é importante que o funcionário registre exatamente o seu horário de entrada e saída.

Como exemplo, vamos considerar um funcionário que cumpre o horário das 9h às 18h. Se em determinado dia ele entra às 8h56, esses quatro minutos não são contabilizados nas suas horas extras, pois não ultrapassam cinco minutos.

Agora, se no mesmo dia ele sai às 18h06, esses seis minutos são considerados, assim como os quatro minutos do horário de entrada. Isso porque, somado em um dia, o período extrapola 10 minutos do horário normal do trabalhador.

Quais são os benefícios do controle de ponto?

Apesar de não ser obrigatória para todas as empresas, essa é uma segurança para o empregador, que tem como comprovar que as leis trabalhistas estão sendo cumpridas.

Caso a sua empresa venha ser intimada por um processo trabalhista, terá como comprovar a sua inocência. Sem o controle da folha de ponto, é a palavra do empregador contra a do trabalhador.

A folha de ponto tem a vantagem de ser de baixo custo, sendo o método mais barato entre todas as opções disponíveis e o mais viável para novas empresas, mas não necessariamente o mais efetivo. A medida que o estabelecimento cresce, é preciso tomar cuidado para que essa empresa não seja prejudicada.

Quais são as desvantagens desse controle de ponto?

Apesar de ser essencial para o controle da empresa, a folha de ponto apresenta algumas desvantagens e preocupações em comparação a outros métodos, como o controle de ponto eletrônico. Confira quais são:

  • Não possui exatidão no controle;
  • Pode ser facilmente alterada;
  • Erros de preenchimento podem ser mais frequentes;
  • Controle de horas é feito de maneira manual.

DICA: Se prepare e se especialize em Departamento Pessoal

Gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completo. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já!

Com informações MarQ.