Foram anunciadas as novas regras do lockdown da Escócia

O calendário para facilitar o lockdown na Escócia foi publicado, com pubs, restaurantes e cabeleireiros retornando em abril.

0

Nicola Sturgeon anunciou um roteiro detalhado para tirar a Escócia do confinamento.

Durante um discurso na terça-feira, a primeira-ministra revelou as datas para a reabertura de lojas, bares, restaurantes e cabeleireiros.

Ela disse: “Eu sei como os últimos meses têm sido difíceis. E eu nunca vou subestimar, ou parar de ser grata, os sacrifícios que todos fizeram.

“Mas agora, graças a esses sacrifícios e ao sucesso do programa de vacinação, estamos em uma posição muito melhor.”

O governo escocês suspenderá a exigência oficial de “fique em casa” a partir de 2 de abril, com outras restrições suspensas nos próximos meses.

Novas regras do lockdown escocês – datas importantes:

2 de Abril

“Fique em casa” será substituído pela orientação para ‘fique na cidade’, com a Sra. Sturgeon explicando: “Inicialmente, embora esperemos não mais do que três semanas, ‘fique em casa’ será substituído pela orientação para permanecer no local, em outras palavras, não viajar para fora da área da cidade, a menos que seja um propósito essencial.”

5 de Abril

Na segunda-feira, 5 de abril, os cabeleireiros estarão abertos apenas para hora marcada, enquanto os serviços de varejo do tipo click and collect (clique e retire)poderão atender os clientes.

Centros de jardinagem, lojas de artigos para a casa, showrooms de automóveis e pátios de entrada também poderão reabrir, assim como esportes sem contato para jovens de 12 a 17 anos.

Os alunos também poderão retornar às aulas no campus.

12 de Abril

Todas as crianças voltarão para a escola em tempo integral após as férias da Páscoa, que para muitas é 12 de abril.

Fonte: Google
Fonte: Google

26 de Abril

Duas semanas depois, pubs, restaurantes e cafés poderão reabrir ao ar livre.

Embora as vendas de álcool sejam permitidas e não haja uma regra de “refeição essencial”, todos os locais terão toque de recolher às 22h.

Também poderão reabrir lojas não essenciais, ginásios, bibliotecas, museus e galerias, bem como hospedarias turísticas.

As pessoas poderão encontrar seus amigos e familiares ao ar livre em grupos de seis, em até três famílias diferentes.

O limite de convidados em casamentos e funerais será aumentado para 50 pessoas. 

Nicola Sturgeon também sugeriu que alguma hospitalidade interna pode ser permitida se os casos da Covid continuarem caindo, mas isso seria limitado a grupos de quatro de duas famílias, sem álcool e sem serviço após as 20h.

A partir de 26 de abril, as pessoas que estão na lista de blindagem poderão retornar ao trabalho.

17 de Maio

Isso aconteceria quando a Escócia descesse para o nível de risco dois, o que permitiria aos pubs e restaurantes servir bebidas alcoólicas até às 22h30.

Cinemas, salas de bingo e parques de diversões também teriam permissão para reabrir, enquanto quatro pessoas de duas famílias teriam permissão para se socializar em uma casa particular.

Junho

Embora os detalhes ainda dependam do sucesso da implantação da vacina e das hospitalizações, o país pode passar para o nível um em junho.

A primeira-ministra disse: “Para eu definir uma data precisa para tudo isso agora teria de inventar do nada, e eu faria isso para tornar minha vida mais fácil, não a sua.”

“Eu não vou fazer isso. Mas acredito que nas próximas semanas, à medida que mais e mais adultos forem vacinados, será possível definir uma data mais concreta em que muitas dessas coisas normais serão possíveis.”

“Estou otimista que esta data será no verão.”

“Eu sei que não serei a única a ficar ansiosa agora, com um verdadeiro fio de esperança, para abraçar minha família neste verão.”

Conteúdo traduzido da fonte Heart por Wesley Carrijo para o Jornal Contábil