Pense rápido: qual foi a última vez que você viu um boleto? Tenho certeza que não faz muito tempo. Se você paga contas dessa forma, já deve ter se perguntado: se um é falso?

Esse tipo de golpe acontece principalmente em épocas de grandes promoções, como a Black Friday e a Semana do Brasil, e em datas comemorativas como Natal e Dia das Mães.

Há várias formas de cair no golpe de pagar um . Nesse artigo, vamos te explicar alguns dos golpes mais conhecidos e ajudar a identificar se um é falso ou não.

Principais golpes feitos com s falsos

A compra falsa

Você está ansioso pra aproveitar as promoções e os criminosos sabem disso. Eles também sabem que você está em busca do melhor preço pra um presente específico de Natal e ficará muito feliz em saber que a loja que você confia está oferendo um ótimo desconto.

E aí que eles vão tentar pegar você!

O golpe mais famoso com começa quando você entra no site errado sem perceber. De cara você não vê que é um site falso: afinal, tem a logomarca da grande empresa, com as cores, os produtos, tudo! Só tem um grande problema: o endereço do site pode até ser parecido, mas não é o oficial.

Quando você cai em um site fraudado pode ter certeza que ele vai tentar te enganar pra ganhar seu dinheiro.

O crime acontece principalmente na etapa final, quando você gera um de pagamento. À primeira vista o é muito parecido com o da empresa verdadeira, mas a verdade é que quem receberá o valor que você vai pagar é um criminoso.

Uma dica importante: a grande maioria dos sites fraudadores não oferece outras formas de pagamentos além do bancário. Assim, se você estiver fazendo uma compra em um grande varejista, por exemplo, fique de olhos bem abertos quando só tiver essa opção de pagamento.

A segunda via

Você não pediu, mas chegou a segunda via de um no seu e-mail? Cuidado.

Assim como no modelo de golpe anterior, o criminoso costuma deixar a aparência do muito parecida com a original, mas o código a ser pago direciona o valor pra outra conta.

Outra possibilidade comum é que esse esteja carregado de vírus que vai infectar seu computador. Assim, os criminosos têm acesso a todos os dados salvos no seu computador e, em alguns casos, as informações dos sites que você acessa.

Falso erro de pagamento e descontos mentirosos

Se você tem suas contas no débito automático, infelizmente não está fora da zona de risco de sofrer com esse golpe.

Também comum que criminosos se passem por empresas e prestadores de serviços e enviem para o seu e-mail um fraudado.

Nesse caso, eles normalmente dizem que houve um erro no processamento do débito automático e que, por isso, dessa vez você precisará pagar o que está em anexo no e-mail.

Outra forma comum é enviar o por e-mail justificando como uma forma de ganhar desconto na compra.

Como identificar um

Mas calma, se você adotar algumas práticas o pode ser um ótimo aliado pra você!

Os s são uma criação brasileira incrível que ajudam tanto no pagamento de compras e serviços quanto no depósito em contas Neon

Para você não cair num golpe, separamos algumas dicas rápidas pra saber se um é falso.

Pra facilitar essa identificação, criamos um imaginário pra ajudar a ilustrar onde ficam os principais erros. 

boleto-02

Agora vamos para as dicas:

1. Veja se a logo e o nome do banco são iguais

No topo do há a logo do banco emissor e o nome do banco. Cheque se os dois correspondem ao mesmo banco.

boleto-01

2. Confira o número do banco

No Brasil, cada banco tem seu número próprio e único. Você pode acessar uma lista com os números de todos os bancos cadastrados no Banco Central aqui.

Nessa etapa, você vai checar se o número que consta na lista é o mesmo que consta no .

boleto-03

3. O nome da loja está no ?

Outra forma de conferir se o é verdadeiro é checar a área de “Cedente”.

Nesse campo, deverá estar escrito o nome da loja onde a compra foi feita.

boleto-04

4. Verifique a linha digitável

Sabe os números que você digita no celular ou no caixa eletrônico quando não funciona o código de barras? Essa é a linha digitável do seu .

A quarta forma de confirmar se o banco que você vai transferir o dinheiro é o mesmo que está no , é ver se os três primeiros caracteres da linha digitável são os mesmos que o número do banco previsto pra receber seu dinheiro.

Outra alternativa é verificar se o valor que está escrito no será o mesmo que você estará pagando. Por isso, confira se os números do valor do pagamento estão entre os últimos números da linha digitável, incluindo os centavos.

boleto-05

5. Confirme com o banco e empresa!

Além de checar todas as etapas anteriores, todas as vezes que você receber um e-mail ou tiver dúvidas se o é verdadeiro, entre em contato com a empresa e/ou banco que supostamente gerou o documento.

O call center do banco ou da empresa receptora é a fonte mais segura pra você ter certeza que o não foi enviado por um criminoso.

Mas atenção: nada de ligar para o número de telefone que vier pra você por e-mail, viu? Procure no seu cartão e nos sites oficiais o número real do call center. Afinal, você não quer cair em outro golpe, né?

Por: Mariana Lima

Fonte: Neon

Dica extra do Jornal Contábil: Se prepare e se especialize em Departamento Pessoal Gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completo. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já!