19°C 29°C
Uberlândia, MG

Freelancer: Os 10 trabalhos mais procurados no segundo trimestre de 2019

Freelancer: Os 10 trabalhos mais procurados no segundo trimestre de 2019

05/09/2019 às 16h34 Atualizada em 05/09/2019 às 19h34
Por: Leonardo Grandchamp
Compartilhe:
Imagem por @pressfoto / freepik
Imagem por @pressfoto / freepik

É hora de se preparar para a revolução do bot. Os trabalhos relacionados à machine learning e inteligência artificial registraram um aumento na demanda, de acordo com o mais recente relatório Fast 50 do Freelancer.com. A Inteligência Artificial está sendo usada para todos os tipos de aplicações, desde o desenvolvimento de vacinas até para determinar a autoria das músicas dos Beatles. Empregos que exigem habilidades de IA devem crescer cada vez mais.

Continua após a publicidade

O Relatório Fast 50 da Freelancer.com mapeia o movimento trimestral das 50 categorias profissionais que mais crescem e das que mais diminuem no marketplace online da Freelancer.com, que, hoje, inclui mais de 34 milhões de pessoas em 247 países, regiões e territórios ao redor do mundo. No Relatório Fast 50 do segundo trimestre de 2019, os cientistas e engenheiros de dados da Freelancer.com se debruçaram sobre os mais de 433 mil postos de trabalho publicados no site para analisar as últimas tendências no mercado de trabalho e identificar os conjuntos de habilidades que viram o maior movimento na demanda.

"Há algumas tendências fascinantes no Relatório Fast 50 deste trimestre", afirma o CEO da Freelancer.com, Matt Barrie. "A primeira é a enorme demanda por qualquer habilidade relacionada à inteligência artificial e machine learning. As aplicações potenciais para a tecnologia de machine learning parecem ilimitadas e esperamos que a demanda nessa área continue crescendo", sinaliza.

"A segunda grande tendência é que grandes empresas estão se movendo em direção a uma força de trabalho mais ágil e enxuta que atende suas necessidades imediatas. Isto é evidente no número de habilidades administrativas neste Fast 50 do trimestre, e, anedoticamente, na crescente demanda que estamos vendo para a Freelancer Enterprise, nossa plataforma para grandes organizações", explica Barrie.

Os 10 trabalhos freelancer mais procurados no segundo trimestre de 2019

Continua após a publicidade

Os dez principais trabalhos que se destacaram este ano são: Atendimento ao Cliente, Transcrição, Contabilidade, Escrita Acadêmica, Processamento de Dados, Desenvolvimento de aplicativos React Native, Análise Estatística, Machine Learning, Espanhol, Algoritmo e Assistência Virtual. Além dessas habilidades, trabalhos freelancer relacionados à Estatística e Matemática são as estrelas em ascensão do segundo trimestre de 2019, juntamente com Engenharia Mecânica. Todas as três categorias apresentaram fortes ganhos durante o período.

Duas tendências são evidentes no Relatório Fast 50 deste trimestre. O primeiro é o aumento das habilidades relacionadas à inteligência artificial, como Machine Learning, Análise Estatística e Processamento de Dados. No geral, há um foco de alta tecnologia no Fast 50 deste trimestre.

A segunda tendência é em direção a um ambiente de trabalho mais enxuto e mais distribuído. Seguindo a tendência evidente no Relatório Fast 50 do primeiro trimestre, mais empresas estão recorrendo a freelancers para os trabalhos operacionais de seu dia a dia, tais como Atendimento ao Cliente, Contabilidade e Transcrição.

1. Atendimento ao Cliente

Continua após a publicidade

De acordo com a Forbes, a Inteligência Artificial será responsável, eventualmente, por fazer o trabalho pesado do atendimento ao cliente para a maioria das companhias. Enquanto isso, a maioria dos clientes quer o conforto de conversar com outro ser humano. O atendimento ao cliente foi o grande vencedor no relatório Fast 50 deste trimestre, com a demanda pela habilidade crescendo 54,78% neste período de 2019 - de 1.913 para 2.961. O aumento da demanda por atendimento ao cliente é também um indicativo da tendência a uma força de trabalho mais enxuta e distribuída. Freelancers para atendimento ao cliente permitem que as empresas forneçam suporte 24/7, com profissionais trabalhando em fusos horários e fronteiras internacionais.

2. Transcrição

Continuando a tendência da força de trabalho administrativa distribuída, há um forte aumento na procura por transcrição. A habilidade viu sua demanda crescer em 50% no segundo trimestre de 2019 - de 4,744 para 7,116. Profissionais de transcrição se especializam na transferência de notas manuscritas para um formato editável. Precisão e velocidade são as principais habilidades para esses profissionais, e contratar um freelancer significa que as empresas podem, rápida e eficientemente, colocar atas de reunião em um formato legível e distribuível.

3. Contabilidade

A escrituração contábil é mais uma habilidade administrativa que as empresas estão passando aos freelancers para agilizar seus processos. A demanda por contabilidade cresceu 49,19% no segundo trimestre de 2019 - de 1.047 para 1.562. É evidente que as organizações estão percebendo a necessidade em concentrar seus esforços em tarefas de alto valor, enquanto distribuem sua força de trabalho para lidar com tarefas administrativas.

4. Redação Acadêmica

Redação Acadêmica é a primeira habilidade registrada no Fast 50 deste trimestre que não ilustra as tendências do trabalho freelancer para tarefas administrativas ou machine learning e inteligência artificial. No entanto, a demanda por habilidades de redação acadêmica cresceu 42,28% no segundo trimestre de 2019 - de 2.117 para 3.012. Essa tendência deve apresentar uma certa sazonalidade, já que o trimestre correspondeu ao final do semestre para as faculdades e universidades.

5. Processamento de Dados

O aumento de 38,65% na demanda por habilidades de processamento de dados - de 10.896 para 15.107 - mantém a tendência dominante no Fast 50, que reflete a ascensão global do Big Data e Machine Learning. O processamento de dados consiste em coletar dados e traduzi-los em informações úteis. É uma tarefa normalmente realizada por cientistas de dados e é um passo essencial na criação de aplicações de machine learning e inteligência artificial. Big Data e IA estão sendo utilizados em todos os campos imagináveis, incluindo, por exemplo, a indústria da cannabis.

6. Desenvolvimento de aplicativos React Native

O mercado de aplicativos móveis é enorme e continua crescendo. Segundo a Statista, os downloads de aplicativos para dispositivos móveis crescerão mundialmente para 258,2 bilhões até 2022. Refletindo essa tendência, a demanda por desenvolvimento de aplicativos React Native aumentou em 37,95% durante o segundo trimestre de 2019 - de 1.162 para 1.603. React Native é uma denominação criada pelo Facebook para definir a habilidade de desenvolver aplicativos nativos para dispositivos Android ou iOS. Conforme mais organizações reconhecem a oportunidade de desenvolverem o próprio aplicativo, é esperado que a demanda por habilidades como essa continue crescendo.

7. Análise Estatística

O Big Data continua crescendo e espera-se que alcance US$ 203 bilhões em receita para companhias em 2019. Esses dados exigem uma análise sofisticada, por isso não é de admirar que a demanda por Análise Estatística tenha aumentado em 36,82% - de 1.222 para 1.672. A capacidade de analisar e visualizar grandes tendências de dados contribuem fortemente para a próxima habilidade no Fast 50, a Machine Learning.

8. Machine Learning

A inteligência artificial está dominando as notícias e está sendo usada para tarefas tão variadas quanto identificar o risco de suicídio, a previsão financeira e para desenvolver comerciais de carros. Tecnologias como a API da Freelancer usam machine learning para mesclar inteligência de computador com engenhosidade humana, permitindo que as máquinas encontrem talentos humanos. Não é de admirar, então, que trabalhos envolvendo machine learning tiveram um aumento de 36,66% na demanda - de 2.144 para 2.930. Engenheiros de IA e machine learning estão se tornando alguns dos talentos mais procurados mundialmente à medida que a IA se integra à vida diária, unindo a inteligência humana com o poder de processamento do computador.

Os trabalhos freelancers que sofreram queda na demanda

Muitas habilidades presentes no relatório Fast 50 sofreram um declínio durante o segundo trimestre de 2019, embora essas quedas na demanda tenham sido muito menos pronunciadas do que no primeiro trimestre, sugerindo que o mercado freelancer se mantém saudável e robusto. As habilidades que viram os maiores declínios foram PrestaShop, PSD para HTML, Joomla e redação de textos.

O declínio em PrestaShop, uma plataforma para sites de e-commerce, é particularmente interessante, considerando o aumento na demanda, durante o primeiro trimestre, por habilidades em Shopify. Considerando que PrestaShop e Shopify são concorrentes, pode ser uma indicação de que o Shopify está vencendo a guerra do e-commerce.

No entanto, o mercado de freelancers permanece fluido e habilidades que saem de moda em um trimestre podem passar por um enorme crescimento de demanda no próximo. A tendência geral parece ser aquela em que mais empresas reconheçam o valor fornecido por freelancers qualificados. A modalidade freelancer está em uma excelente posição em 2019.

Estrelas em ascensão: os trabalhos emergentes para os quais deve-se ficar atento

Algoritmo

Outra habilidade vital para aplicações de machine learning e inteligência artificial, os algoritmos tiveram um crescimento na demanda de 32,34% no segundo trimestre de 2019 - de 2.489 para 3.249. Qualquer conjunto de habilidades relacionadas à machine learning deve estar em alta demanda, com as estatísticas crescendo 31,83% - de 1.800 para 2.373. Freelancers já qualificados nesta área estão perfeitamente posicionados, enquanto aqueles que ainda não têm habilidade devem fazê-lo agora para não correrem o risco de ficar para trás.

Engenharia

O recente lançamento do Arrow Plus, desenvolvido pela Freelancer.com está fornecendo soluções de engenharia vitais para os clientes da Arrow Electronics em todo o mundo. O impacto dessa parceria já é evidente, com a demanda por habilidades de engenharia crescendo 31,93% no segundo trimestre de 2019. Freelancers com conhecimento em Engenharia Elétrica e Eletrônica também devem notar um aumento na demanda por suas habilidades.

Sobre o Freelancer®: Vencedor de onze prêmios Webby, é o maior mercado para freelancers e crowdsourcing do mundo pelo número total de usuários e projetos postados. Conta com 32 milhões de usuários registrados e 15 milhões de projetos e concursos, até hoje, em mais de 1.350 áreas como desenvolvimento de sites, logotipo, marketing, direitos autorais, astrofísica, engenharia aeroespacial e manufatura.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
20°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 29°

20° Sensação
2.71km/h Vento
87% Umidade
37% (0mm) Chance de chuva
06h24 Nascer do sol
05h59 Pôr do sol
Dom 28° 20°
Seg 28° 18°
Ter 29° 20°
Qua 29° 20°
Qui 29° 18°
Atualizado às 04h07
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,20 +0,00%
Euro
R$ 5,55 0,00%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,55%
Bitcoin
R$ 352,385,75 -0,76%
Ibovespa
125,124,30 pts 0.75%