Gestão de Pessoal: Entenda o conceito e a motivação da demissão

0

Você, com certeza, já deve ter presenciado e até mesmo passado por essa situação desagradável, em algum momento da vida: a demissão.

De forma geral, essa tarefa é atribuída aos profissionais de Recursos Humanos (RH) que, além de se responsabilizarem por tarefas burocráticas, precisam lidar com as consequências do desligamento, como impactos na produção, no clima organizacional e no relacionamento interpessoal, por exemplo.

Felizmente, a equipe de RH não está sozinha.

Ela conta com a ajuda de contadores, cuja atuação é fundamental para que o trabalhador não esteja desamparado.

Pensando nisso, desenvolvemos um artigo que explica a importância do contador em um processo de desligamento, bem como a sinergia, entre as áreas de contabilidade e de Recursos Humanos.

Boa leitura!

Demissão: conceito e motivação

Como já mencionamos, a demissão é a saída do colaborador de uma organização, que pode ocorrer em função de uma série de motivos.

Confira, abaixo, os principais:

  1. Incompatibilidade entre o perfil ideal para o cargo e os conhecimentos, as competências e as habilidades do colaborador;
  2. Inadequação entre os comportamentos e as atitudes dos profissionais e aqueles esperados para o cargo e para a empresa;
  3. Nova oportunidade de trabalho em outra organização;

Cada um desses motivos é imprescindível para caracterizar o tipo de desligamento e definir o pagamento de direitos ao trabalhador.

São tipos de demissão:

  • Demissão sem justa causa: a empresa decide encerrar o contrato do colaborador;
  • Demissão com justa causa: o contrato é desfeito em função do descumprimento de acordos ou regras internas por parte do empregado;
  • Pedido de demissão: o colaborador encerra o contrato com a empresa, independente da vontade do empregador;
  • Demissão consensual: ocorre quando empresa e funcionário optam pela rescisão do contrato de trabalho.
demissão

RH e Contabilidade: sinergia no processo de desligamento

Demissão ou desligamento é um processo comum, embora desagradável, nas empresas e deve ser conduzido com cautela, para que não haja desgaste entre o colaborador e a organização.

Esse processo envolve pleno conhecimento das normas trabalhistas e sinergia entre os profissionais de Recursos Humanos e de contabilidade.

Diferente do que muitas pessoas pensam, o contador não é apenas responsável pelo cálculo do Imposto de Renda (IR).

As suas atribuições vão além, principalmente quando o assunto é desligamento.

A equipe de RH é encarregada pelas tarefas burocráticas, como a baixa na carteira de trabalho e a quitação das obrigações trabalhistas (saldo de salário, hora extra, aviso prévio, FGTS, férias e 13º proporcionais etc.), e pela manutenção da motivação e do clima organizacional.

Cabe ao contador informar-se dos direitos do trabalhador, assim como sobre mudanças na legislação e nas políticas tarifárias.

Tudo isso de modo a garantir que esse fique amparado financeiramente até recolocar-se no mercado.

Vale lembrar que a contabilidade desempenha outro papel fundamental durante o processo de demissão: evitar que o empregado saia lesado da relação de trabalho.

Para que isso não aconteça, ele verifica a quitação de direitos e obrigações e solicita dados do RH para a feitura do cálculo.

Daí a importância da sinergia entre essas duas áreas de atuação.

Sem um plano bem estruturado de demissão, provavelmente sobrevirá impactos negativos para a organização devido a multas e processos trabalhistas.

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

Fonte: ContaDr

html image example