Gestão de resíduos: Confira algumas ações que as empresas podem adotar para reduzir custos

Em épocas de crise economia, ter uma boa gestão ambiental na sua empresa faz com que ela se torne economicamente sustentável.

Reduzir o consumo de água e energia, por exemplo, além de fazer o descarte correto dos materiais, especialmente dos resíduos sólidos, e ter uma logística reversa e reciclagem, pode gerar economia em todas as áreas. 

Sobre a geração de resíduos, é preciso saber quais a empresa gera, analisar a possibilidade de redução nessa geração e selecionar empresas certificadas para o tratamento e destinação apropriada. 

Para Guilherme Gusman, Sócio fundador e CTO da VG Resíduos – startup brasileira especializada em soluções ambientais tecnológicas para gestão de resíduos sólidos nas empresas e que recentemente conquistou a Certificação B de Avaliação de Impacto ambiental -, escolher uma empresa para fazer gestão ambiental é essencial para ter segurança nos processos.

“Isso evita que as empresas sejam responsáveis por ações indevidas, especialmente quando existe a possibilidade de ter uma disposição final clandestina, que pode causar dano ao meio ambiente”, explica.   

Ainda de acordo com ele, a gestão de resíduos é muito importante para qualquer tipo de companhia, mesmo sabendo que ela pode gerar um custo. Pensando nisso, confira algumas dicas de como reduzir esse custo e conseguir ter lucro nesse processo. 

Capacitação da equipe

Ter uma equipe capacitada e bem treinada sobre a importância de uma boa gestão de resíduos pode fazer toda a diferença. Informe os colaboradores sobre o desperdício – que deve ser evitado -, como reduzir a geração de resíduos e como isso pode diminuir os custos com a destinação. 

O ideal é que toda a equipe esteja engajada, bem como a empresa, que deve disponibilizar coletores para cada tipo de resíduo, fazer a manutenção correta e periódica dos equipamentos e investir em ferramentas que deixem o processo mais prático e ágil. 

Automatização da gestão de resíduos

Usar a tecnologia para automatizar a gestão de resíduos pode reduzir custos, já que o monitoramento pode ser feito de maneira organizada e sistematizada. 

Designed by @vgstockstudio / Freepik
Designed by @vgstockstudio / Freepik

Ao automatizar o processo, os processos manuais passam a ser automáticos, aumentando a produtividade e o controle de geração de resíduos. 

Gestão de rotas

Ao fazer a gestão de rotas, a empresa consegue reduzir os custos e a destinação do resíduo é maximizada. Isso porque as geradoras de resíduos estão melhorando os resultados para a destinação, evitando assim prejuízos e gastos desnecessários. 

Uma dica é procurar fornecedores próximos a empresa e as melhores formas de destinação que possam trazer rentabilidade e ao mesmo tempo economia para a organização. 

Fonte geradora

Saber onde são gerados os resíduos é importante para se fazer um mapeamento e a partir dele criar um plano de ação. Uma vez implementado e monitorado de maneira correta, o mapeamento é uma ferramenta que pode ajudar na gestão, organização e redução dos custos na empresa. 

Com ele é possível verificar quais são as fontes que mais desperdiçam matéria prima e quais as melhores alternativas na redução de geração de resíduos. 

Reciclagem

Sempre há a possibilidade de reciclar alguns resíduos e com isso é possível reduzir os custos com o descarte em aterros, transporte e tratamento. 

Comentários estão fechados.