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Gestão Empresarial: Por que fazer um Balanço Patrimonial?

Gestão Empresarial: Por que fazer um Balanço Patrimonial?

25/11/2020 às 16h05 Atualizada em 25/11/2020 às 19h05
Por: Gabriel Dau
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Para quem está iniciando na área de contabilidade, é essencial conhecer alguns relatórios fundamentais na vida da gestão empresarial, tais como balanço patrimonial.

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Não só quem atua na área precisa conhecer esse documento, mas também é primordial que donos de empresas ou gestores, saibam a função e a importância desse relatório.

Isso porque conhecer de forma detalhada a vida financeira da sua empresa, é o que irá dizer se esta terá sucesso ou fracasso.

Um erro básico que muitos cometem é não se atentar de maneira precisa a situação financeira da empresa.

O que é balanço patrimonial?

O gestor deve saber que há muitos relatórios que são vitais para o funcionamento de uma organização.

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Dentre eles está o documento de balanço patrimonial, que em um resumo sucinto, é o relatório que vai demonstrar de forma mais detalhada qual é a real situação financeira de uma empresa.

O ideal é que a gestão possua um bom setor de contabilidade para elaborar tal documento, caso contrário o indicado é contratar um bom escritório ou consultor de contabilidade.

O balanço vai levar em conta fatores como bens, lucros e dívidas de uma empresa, ou em termos da área, os ativos e passivos.

Sendo ativos: compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.

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Já quanto aos passivos: compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.

É importante lembrar que esse documento vai demonstrar a situação econômica e financeira de uma companhia em um período determinado.

Em outras palavras, sua elaboração vai ser periódica.

Para que serve o Balanço patrimonial?

Um grande problema do gestor inexperiente é não saber qual é a importância de alguns documentos.

Isso é bastante negativo para a situação de uma empresa, especialmente quando se trata de relatórios importantes como esse balanço.

Confira qual é a função exata desse documento para a saúde financeira de uma empresa.

  • Ajuda a analisar o comportamento financeiro de um negócio;
  • Serve para compreender o trajeto dos recursos financeiros da empresa;
  • A partir desse relatório é que a gestão irá elaborar o planejamento estratégico da organização;
  • Atua diretamente na elaboração do planejamento tributário, pois será possível identificar tributos pagos e tomar medidas para reduzir alguns gastos;
  • Tornar mais assertivas as decisões financeiras da gestão;
  • Servir como uma apresentação de dados contábeis e financeiros para possíveis investidores.

Quando elaborar esse documento?

Como já foi dito anteriormente, o balanço patrimonial é um documento que exige elaboração periódica.

Quanto à duração do período, o comum no mercado é que a cada 12 meses as empresas façam esse balanço.

Entretanto, esse período de 12 meses pode ser reduzido, visto que ele não é obrigatório.

Quais os procedimentos para a elaboração do balanço?

Agora que algumas questões já ficaram claras, tais como o que é esse documento, quando elaborar e para que serve, vamos à elaboração.

Só será possível elaborar esse documento se houver um fluxo financeiro otimizado e bem acompanhado, já com toda a documentação bem separada.

Outro fator essencial para a elaboração, é a necessidade de possuir o relatório contábil, que vai ter os dados dos registros financeiros do período vigente.

É preciso que o gestor saiba que o relatório contábil é feito com toda movimentação financeira realizada na empresa. 

Cabe ao contador responsável realizar a escrituração do livro diário, ou seja, registrar todos os fatos contábeis e financeiros ocorridos dentro do período vigente.

Esses fatos financeiros são as entradas e saídas financeiras que ocorrem na empresa.

Vale lembrar que de acordo com o Conselho Federal de Contabilidade esses registros contábeis e financeiros são obrigatórios para todas as companhias.

Como já dito, por ser um documento que exige uma certa complexidade na área contábil, é primordial que ele seja elaborado por um profissional de contabilidade.

E se a empresa não fizer o balanço?

Um gestor ou gestores, deve ter em mente que para uma empresa funcionar de forma saudável, há certos processos e obrigações que devem ser cumpridas.

A elaboração do balanço patrimonial é uma delas, pois como já foi visto, é a partir dele que serão elaboradas as estratégias e o planejamento financeiro.

Além disso, uma gestão que não tem uma visão mais detalhada da situação financeira de sua empresa, está sujeita a enfrentar sérios problemas, tais como:

  • Impedimento de dividir os lucros isentos acima da presunção entre os sócios;
  • Dificuldades para determinar a parte cabível a cada sócio em caso de dissolução da sociedade;
  • Impossibilidade de usar os dados fiscais e contábeis como argumento de defesa em casos de processos tributários;
  • Impossibilidade de requerer recuperação judicial;
  • Não conseguir analisar nem acompanhar o desempenho financeiro da empresa.

Como elaborar o balanço na prática

Vimos até aqui a teoria de como elaborar esse documento, agora para especificar um pouco mais, iremos à prática.

Veja como é o passo a passo para montar esse relatório financeiro.

  1. É necessário reunir todos os ativos e passivos da empresa em um determinado período, e que esses estejam separados por categorias como hora do lançamento no balanço;
  2. Faça a conciliação dos seus saldos contábeis, comparando com outros documentos como extratos bancários e livros diários, de acordo com a origem de cada registro;
  3. Reavalie e reclassifique suas contas patrimoniais, de modo que realmente demonstrem o momento atual da empresa;
  4. Faça os cálculos necessários para identificar se o seu negócio teve prejuízo ou lucro ao final do período que está sendo analisado;
  5. Classifique suas contas patrimoniais, considerando que os resultados positivos devem ser incluídos como lucros e os negativos nos prejuízos acumulados.

Embora aqui esteja explicado o que é esse relatório e como elaborá-lo na teoria e na prática, é preciso ressaltar novamente o quão importante ele é e logo, não pode haver erros na sua composição.

Por isso o recomendável é contratar um bom escritório de contabilidade ou um profissional experiente, ou mesmo já possuir um bom setor de contabilidade na empresa.

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