Gestão estratégica: Algumas dicas que irão potencializar a produtividade e rotina da empresa

Como manter os colaboradores engajados e sempre produtivos? 

Esta é a pergunta que os gestores mais escutam. De fato, não tem como fazer isso contando apenas com a sorte. Por esse motivo, a Gestão Estratégica é uma solução muito utilizada por profissionais.

Esse modelo de gestão consiste em um conjunto de ações e práticas que irão levá-lo ao seu objetivo. Os benefícios vão de aumentar a produtividade até implementar nova cultura organizacional empresarial.

Entender a estratégia de um negócio é algo fundamental para o desenvolvimento de uma empresa, mas não é uma tarefa simples. Definir cliente e posicionamento, pensar na entrega de valor, definir objetivos e metas, pode parecer simples, mas conduzir e envolver as pessoas na execução de projetos que levem a execução da estratégia é algo complexo. Assim temos a importância da Gestão Estratégica.

A Gestão Estratégica é uma solução também para a falta de motivação e ideias pouco inovadoras no ambiente de trabalho.

Se você se interessou pela prática e quer entender mais, elaboramos este artigo! Aqui, você vai encontrar:

  • o que é Gestão Estratégica?;
  • benefícios;
  • quando é necessário implementar;
  • 5 dicas para potencializar a produtividade dos colaboradores;
  • como aplicar em uma empresa.

O que é Gestão Estratégica?

A Gestão Estratégica é um conjunto de práticas utilizadas para alcançar um objetivo empresarial. Isso é feito por meio do gerenciamento de todos os setores de uma empresa, desde o financeiro até a estrutura organizacional. 

Para chegar ao resultado, é feita uma análise de todo o funcionamento do negócio, assim como dos seus processos. A partir disso, é possível entender quais são os gargalos, erros e melhorias que podem ser feitos.

Em consonância, também é preciso entender as motivações do lugar, como objetivos e missão.  

Análise SWOT

Nesse momento, é comum o uso da Análise SWOT, que consiste em uma matriz dividida em 4 partes com o intuito de fazer um diagnóstico da empresa. 

Primeiro, é feita a análise de forças e fraquezas e, depois, são identificadas as ameaças e oportunidades do negócio.

Gestão estratégica: confira 5 dicas para potencializar a produtividade da empresa

Assim, é possível ter uma visão ampla e direta das necessidades do local e, também, dos aspectos positivos.

Quando é necessário um plano de Gestão Estratégica?

De início, é bom deixar claro que possuir uma Gestão Estratégica é importante em todos os portes e tipos de empresa. O plano tem o intuito de desenvolver e dar estrutura ao negócio, portanto, é imprescindível para a sua existência.

Nesse sentido, tê-lo estruturado é essencial para a construção de uma empresa sólida. Isso é refletido na gestão de pessoas, resultados esperados e outros aspectos. 

Em uma gestão empresarial ineficaz, não é incomum se deparar com os seguintes problemas: 

  • desmotivação da equipe; 
  • menor produtividade; 
  • processos desestruturados e que não acompanham as novidades do mercado e outros.

Esses fatores podem influenciar negativamente no sucesso de um Gestão Estratégica, haja vistas que um dos principais fatores apontados como causa para o insucesso da execução de Planos estratégicos é a falta de envolvimento dos colaboradores.

Por isso, para conduzir iniciativas de Gestão Estratégica é necessário agir também nesses pontos, melhorando a empresa como um todo.

A seguir, separamos 5 dicas que irão potencializar a produtividade e eficiência dos seus colaboradores!

5 dicas para potencializar a produtividade e envolver os colaboradores

Os colaboradores são a parte mais importante de uma empresa e de um modelo de gestão estratégica. É a partir deles que os objetivos são definidos, feitos e alcançados. 

Da produção à gestão, todos têm papel central no desempenho de um negócio. É por esse motivo que manter a produtividade é tão importante!

No entanto, é sabido que nem todo o tempo gasto no expediente é, exatamente, produtivo. 

Uma pesquisa realizada pela Workfront, empresa de softwares dos Estados Unidos, aponta que apenas 39% do tempo de trabalho é gasto trabalhando. Ao total, 600 colaboradores responderam a pesquisa de forma anônima.

Apesar de grave, esse problema empresarial é contornável. Com algumas dicas você vai entender como aumentar a produtividade e manter o clima saudável na empresa.

Dica 1: pausas programadas

A neurociência define que o tempo de concentração ininterrupta de uma pessoa é de 90 minutos. Portanto, além desse limite, é até possível continuar a desempenhar uma atividade, mas o nível de atenção terá diminuído consideravelmente.

Dessa forma, é interessante que o colaborador tenha momentos de descontração durante a rotina de trabalho. Por isso, métodos de gerenciamento de tempo foram desenvolvidos, como a Técnica Pomodoro, em que a cada 25 minutos é feita uma pausa de 5.

Dica 2: descarte atividades desnecessárias

Reuniões em excesso e funções que não acrescentam de forma significativa ao trabalho representa tempo desperdiçado. Por isso, ao definir melhor os processos, será mais fácil identificar quais atividades estão roubando a produtividade.

Dica 3: defina os processos

Ter processos estabelecidos traz organização ao ambiente de trabalho. Dessa forma, o colaborador saberá exatamente o que deve ser feito e irá otimizar o tempo.

Outro benefício de definir os processos é saber o quanto de tempo aquela atividade demora para ser desenvolvida. Com esses parâmetros, fica mais fácil definir o que pode ser feito em um dia ou uma semana. 

Dica 4: entenda as expectativas e motivações de cada colaborador

Não é novidade que a qualidade de vida está alinhada com a produtividade. Em uma pesquisa realizada na Califórnia, ficou claro que um colaborador feliz é, em média, 31% mais produtivo. O número não é difícil de entender, afinal, é mais fácil manter o foco em atividades quando não existe outra preocupação latente.

E como deixar o colaborador feliz? Bom, entender as motivações e expectativas em relação à empresa e a função são algumas possibilidades. Dessa forma, é possível entender o que a pessoa espera e busca alinhar com as atividades da empresa. 

Confira também o nosso material sobre como o bem-estar influencia na sua produtividade! São 20 conteúdos para pensar sobre a relação felicidade e trabalho.

Gestão estratégica: confira 5 dicas para potencializar a produtividade da empresa

Dica 5: implemente a ginástica laboral

Ficar muito tempo na mesma posição pode causar dores musculares e a fadiga mental, atrapalhando a produtividade. Para sair desse estado, o ideal é que em alguns momentos a pessoa realize alongamentos entre 10 e 20 minutos. 

Essas pequenas atitudes já são o pontapé inicial para trazer uma nova rotina mais produtiva à empresa.

Contudo, como você bem deve saber, não é fácil implementar novos hábitos. É preciso utilizar artimanhas para que as novas diretrizes sejam replicadas da melhor forma.

Como implementar essas dicas da melhor forma?

A Gestão Estratégica mexe com as estruturas de uma empresa e, por isso, é algo que demora algum tempo para ser implementado. É necessário entender, observar, analisar e buscar as melhores alternativas para aquela empresa em específico.

Olhando por esse lado, ser um profissional com conhecimento profundo e qualificado dos modelos de gestão e técnicas existentes é o diferencial para que essa mudança seja feita da melhor maneira. 

Além de entender da técnica, estar por dentro das últimas tendências do mercado e do que é utilizado pelas grandes e bem sucedidas empresas também é importante.

Por isso, um profissional qualificado terá o arcabouço e armas necessárias para implementar essas mudanças sem afetar o colaborador, a rotina e a produtividade da empresa.

Conheça o MBA Gestão de Processos de Negócios do IPOG

Para uma empresa conseguir sobressair diante de tantas outras, é importante que o negócio seja focado em estratégia e orientado por resultados.

Por isso, o MBA Gestão de Processos de Negócios do IPOG irá fornecer métodos e práticas que irão incrementar o entendimento de gerenciamento de um profissional de acordo com as práticas Business Process Management (BPM).

Isso será feito a partir de aulas que combinam a prática com o teórico. Dessa forma, o aluno terá contato real com o que é encontrado no mercado de trabalho em termos de gestão de processos. Para garantir isso, o corpo docente é composto 100% por professores com vivência prática e certificados pelo CBPP.

A grande curricular é composta por disciplinas como:

  • Fundamentos de BPM – Gestão de Processos de Negócios;
  • Gestão e Execução da Estratégia com Balanced Scorecard; 
  • Desenvolvimento Integral do Potencial Humano;
  • Governança de Processos e Gerenciamento Corporativo de Processos;
  • Modelagem de Processos Prática;
  • Análise de Processos;
  • Transformação de Processos;
  • Gerenciamento de Desempenho de Processos;
  • Gestão de Projetos de Processos;
  • Abordagem Lean Sigma para Melhoria Contínua I; 
  • Abordagem Lean Sigma para Melhoria Contínua II; 
  • Gestão Econômica e Financeira como base para melhoria de processos;
  • Gestão de riscos;
  • Tecnologia da Informação e Processos de Negócio;
  • Gestão de Pessoas por Competências e Processos;
  • Gestão de custos e processos; 
  • Design Thinking;
  • Gestão da Mudança.

O aluno sairá do curso qualificado para compreender, conhecer, analisar, avaliar, medir, projetar e transformar processos de negócios a partir de técnicas amplamente utilizadas no mercado. 

Para saber mais sobre o curso, não deixe de entrar em contato conosco!

E se você se interessou pelo tema, vai se interessar também por estes artigos:

Até a próxima!

Gostou do artigo? Esses e muitos outros assuntos, você pode conferir no blog do IPOG!

IPOG – Instituto de Pós-Graduação e Graduação

Instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado, o IPOG fará total diferença no seu currículo. Afinal, de que vale ter uma certificação se o local não é valorizado por recrutadores e executivos?

O IPOG conta com diversos cursos de ensino superior. Além disso, tem em seu quadro de docentes excelentes professores de renome no mercado.

A proposta do IPOG é de um ensino humanizado. Priorizamos estimular o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno e otimizar o seu plano de carreira.

O Instituto está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal. Além disso, já possui quase 20 anos de experiência na formação de grandes especialistas.

Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado. Isso fez com o IPOG que alcançasse o status que tem hoje. 

Não deixe de investir no seu futuro e se tornar o profissional que sempre sonhou!

Fonte: IPOG Instituto de Pós-Graduação e Graduação