Vamos falar sobre Gestão Financeira? Abrir uma empresa de forma eficiente é primordial para seguir no caminho do sucesso e reconhecimento do negócio. Sendo assim, a falta de um controle e organização do dinheiro balança as bases e leva ao prejuízo de qualquer empresa, independente do mercado em que ela atua.

Comprometer a capacidade de pagar as contas, negociar e investir no crescimento do negócio é um erro da gestão financeira que pode ser evitado de forma simples, prática e organizada.

Muitas vezes isso acontece pela falta de entendimento ou conhecimento neste assunto e isso faz com que empreendedores e gestores procrastinam os cuidados com o controle de custos – tão essenciais para manter uma empresa em pé. Achar formas de evitar esses erros, é fundamental para que isso não se torne uma bola de neve dentro das finanças do negócio.

Vamos falar então sobre 5 erros de gestão financeira para evitar em sua empresa e ter um negócio alinhado com seus objetivos de forma estratégica e planejada.

Erros de gestão financeira

Os erros de gestão podem ameaçar a sobrevivência e abalar o negócio. Gerir as finanças faz com que a empresa garanta seus compromissos, investindo assim, no crescimento e aumentando a lucratividade da empresa.

Você sabia que, segundo o estudo “​Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo​”, publicado em 2019, pelo IBGE, 6 em cada 10 empresas brasileiras fecham as portas antes de completar cinco anos de atividade? Sim, isso é real e esses dados se comprovam quando falamos que apenas 40% das empresas abertas em 2012 continuavam em operação em 2017.

Além disso, desde 2014, o número de fechamentos tem superado o de aberturas, somando mais de 316 mil falências em apenas quatro anos dentro do nosso país.

Claro que a política e economia brasileira é uma parte responsável por esses dados, mas a falta de gestão financeira e planejamento são fatores que implicam diretamente na taxa de mortalidade das empresas, principalmente quando falamos de pequenos negócios.

Por isso, é importante estar atento às novidades do mercado e ainda organizar a gestão financeira com qualidade para se ter excelência e crescimento empresarial.

IPI

Afinal, como abrir um negócio?

Você não faz ideia de como abrir um negócio de forma correta e alinhada com as obrigações do governo? Para ter uma empresa formal, você precisa emitir seu CNPJ, ter alvará (conforme o ramo que for atuar), regularizar documentos com a Junta Comercial do seu Estado e Prefeitura, além de fazer um planejamento estratégico para ter reconhecimento e lucratividade.

Se quiser saber por onde começar ou se está no caminho certo, veja o guia prático que montamos com tudo que você precisa saber sobre como​ abrir uma empresa.

Te orientamos e caso você tenha dúvidas, temos uma equipe de especialistas que pode te ajudar em cada passo, ok?

Principais erros de gestão

Existem diversos erros de gestão financeira que devem ser evitados nas empresas. Muitos acontecem diariamente dentro de pequenos, médios e grandes negócios que podem não ser percebidos com facilidade.

Será que a sua empresa está sendo prejudicada por alguma atitude de gestão que possa ser melhorada ou trabalhada?

1- Planejamento financeiro

Determinar em detalhes como as entradas e saídas do caixa da sua empresa é fundamental para que o seu controle financeiro siga de forma planejada.

Os números não precisam ser precisos, mas podem ser projetados para que o seu negócio consiga se manter ativo no mercado. Lembre-se de considerar cenários aos quais a sua empresa pode cair para que o planejamento seja efetivo em momentos de glória e em tempos de crise também.

2- Finanças pessoais com empresariais

Esse é um erro comum para muitas empresas, independente do tamanho de cada uma delas, misturar o dinheiro da empresa com os projetos pessoais é um dos primeiros erros para donos de negócios.

Para evitar, nada melhor do que definir um pró-labore fixo de todos os envolvidos na gestão do negócio para que a retirada mensal seja controlada. Tenha uma conta jurídica para que as movimentações sejam exclusivas do negócio e não haja confusão.

3- Preço de venda

Não saber exatamente quanto custa produzir seus produtos ou serviços para disponibilizá-los para a venda, a precificação fica solta e não dá para controlar a margem de lucro.

Saber quanto vale cada insumo ou a hora de atendimento é essencial para lidar estrategicamente com o mercado e atender os clientes de forma mais assertiva e com qualidade.

4- Registros de contas a pagar e receber

Controlar entradas e saídas do negócio, sabendo o saldo disponível para pagar contas e os recebimentos programados é ter um bom plano de contas e fazer com que o negócio caminhe no sentido do crescimento.

Contar com a ajuda de um contador para organizar as contas, sem perder nenhuma obrigação do negócio de forma digital, é uma ótima saída para evitar esse erro.

5- Custos e despesas

Você sabe diferenciar custos de despesas?

  • Custos são os gastos necessários para produzir o produto ou serviço da empresa, pode ser a matéria-prima, entregas, estrutura comercial, salário de colaboradores e outros.
  • Despesas são os gastos fixos para manter a empresa funcionando independente do volume de vendas, honorários, internet, aluguel e outros.

Para evitar e organizar custos e despesas, nada melhor do que registrar e classificar cada um deles de acordo com as categorias contábeis. É muito importante ter a ajuda de um contador para organizar e planejar corretamente a gestão financeira alinhada com os objetivos do negócio.

Como evitar esses erros?

Esses erros de gestão financeira podem ser evitados com uma solução tecnológica e online para automatizar o fluxo e o trabalho da empresa. Ter um contador ao seu lado, com o foco no crescimento e lucratividade da empresa é essencial para que isso aconteça.

A Contabilizei é o maior escritório de contabilidade online e líder em abertura de empresas, com mais de 350 especialistas na área para atender negócios que buscam o crescimento com qualidade e excelência.

Para ter o seu contador online, para facilitar e abrir a sua empresa evitando esses 5 erros de gestão financeira, entre em contato para que nossa equipe possa te auxiliar para que você tenha mais tranquilidade em gerir o seu negócio de forma mais efetiva.

Fonte: VHSYS