Gestão financeira na advocacia: Sustentabilidade para os negócios

Pioneira da metodologia de Formação de Preços, Beatriz Machnick, e o administrador de empresas e especialista em Gestão de Negócios, Renan Rabelo, lançam livro que vai auxiliar escritórios a serem mais sustentáveis e produtivos.

0

A precificação de honorários, a atenção ao fluxo de caixa, aos indicadores de produtividade e aos relatórios gerenciais são pontos cruciais para todos escritórios de advocacia, que buscam manter a competitividade, independentemente do porte e área de atuação.

Mas, não é tão simples gerenciar todos esses pontos, tanto que muitos não conseguem alcançar a sonhada rentabilidade e sustentabilidade em longo prazo.

Então, de que forma a gestão das finanças pode ser decisiva para o seu negócio?

Após passar por um dos principais escritórios de advocacia do Brasil, a pioneira da metodologia de Formação de Preços na Advocacia, Beatriz Machnick, que também é especialista em Controladoria e Finanças, mestre em Governança e Sustentabilidade, lança sua terceira obra sobre o assunto, dessa vez, em parceria com o administrador de empresas e especialista em Gestão de Negócios, Renan Rabelo.

O livro Gestão Financeira na Advocacia (Teoria e Prática), com lançamento previsto para o dia 25 de agosto, aborda temas como Precificação de Honorários, Fluxo de Caixa, Indicadores de Produtividade e Relatórios Gerenciais.

Leitura é indicada aos advogados, escritórios e empresas de pequeno e médio porte que buscam estruturar o negócio a partir do departamento financeiro.

Junto ao lançamento oficial, pela Editora Juruá, está previsto para o mesmo dia um curso de imersão, via plataforma Zoom.

Uma oportunidade única para quem almeja aprofundar os conhecimentos sobre precificação e cobranças de honorários.

“Se o financeiro é o “combustível” do escritório, a gestão financeira é decisiva para a sustentabilidade em longo prazo.

É necessário parar para pensar na gestão eficiente, ou seja, execução das tarefas com qualidade e em menos tempo”, afirma Beatriz, que também é sócia-fundadora da BM Consultoria em Precificação e Finanças.

Para ela, a gestão tem um papel essencial na mensuração e controle dos custos internos, assim como os investimentos adequados em mão de obra.

Dessa forma, a equipe jurídica conseguirá a rentabilidade, atendendo as expectativas do cliente.

Gestão financeira na advocacia

Precificação e sustentabilidade para os negócios

Beatriz explica que o advogado vende o que é intangível, ou seja, conhecimento, técnicas e experiência específica, e é isso que agrega e traz eficiência para o trabalho, seja em âmbito consultivo ou contencioso.

Nesse sentido, o escritório sempre terá que vincular o preço a uma limitação de trabalho.

“Os custos dos profissionais envolvidos diretamente na atividade-fim do negócio, isto é, dos advogados, estagiários e sócios também precisam ser contabilizados na hora de calcular o preço, assim como os impostos e os gastos fixos do escritório”, acrescenta.

O coautor Rabelo, que também é sócio-coordenador do Núcleo de Gestão de Departamentos Financeiros da BM Consultoria em Precificação e Finanças, compartilha do pensamento de Beatriz, e reforça que, cada vez mais, é preciso transformar conhecimento em retorno financeiro para os negócios, que buscam sustentabilidade em longo prazo.

Ele agrega a expertise em gestão e otimização de projetos de alta complexidade e financeiro em multinacionais à obra, que completa a trilogia, após os outros dois livros lançados por Beatriz, são eles: “Honorários Advocatícios – Diretrizes e Estratégias na Formação de Preços para Consultivo e Contencioso” (2014),  considerado pioneiro no mundo jurídico e um dos livros mais vendidos da editora Juruá desde o lançamento.

A outra obra da autora, também campeã de venda pela editora, é “Valorização dos Honorários Advocatícios – O Fortalecimento da Advocacia através da Gestão”, que traz uma visão aprofundada da gestão e profissionalização das áreas de apoio ao jurídico dos escritórios.

DICA EXTRA JORNAL CONTÁBIL: Imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

O nosso parceiro Viver de Contabilidade criou um programa completo que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa da Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Beatriz Machnick, Pioneira da metodologia de Formação de Preços e Renan Rabelo, Administrador de empresas e especialista em Gestão de Negócios