Gestão Financeira: Saiba quais são os maiores desafios

Quando o assunto é dirigir uma empresa para o sucesso, muitos fatores estão envolvidos. A gestão financeira por exemplo, é um dos pontos mais importantes de um negócio, e diz respeito diretamente a todos os bracos da empresa.

Um dado importante é que no Brasil, a cada 4 empresas abertas, 1 fecha antes de completar dois anos no mercado, segundo relatório liberado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em 2018.

Esses números representam principalmente problemas que são relacionados a administração. A falta de planejamento e realização de ações de marketing, gera impactos negativos e interfere diretamente nos resultados da empresa.

Analisando todos esses fatores importantes, preparamos este conteúdo para falar sobre algumas estratégias de administração que podem ajudar nos desafios que você pode encontrar no caminho de começar o seu negócio. Veja agora!

Veja a importância da gestão financeira

Em primeiro lugar, devemos entender o motivo da gestão ser tão importante para todos os negócios. Cada setor depende de uma análise detalhada e boas práticas de gestão.

Isso quer dizer que o setor de marketing e vendas, depende muito de um trabalho específico que pode diferenciar o financeiro. Mas, um complementa o outro, sendo importante um alinhamento sincronizado de todas as áreas.

Vamos imaginar um exemplo na prática, como uma empresa do ramo B2B (business to business) focada em indústrias. Se você trabalha com produtos com foco no ramo da indústria como uma luminária a prova de explosão, realiza a locação de guindaste ou instalação de assoalho de madeira, precisa controlar bem os seus gastos.

Essa é uma das funções da gestão empresarial. Além de planejar a empresa como um todo para avanços de cada setor, impede que o seu negócio se depare com problemas inesperados, se programando também contra crises que podem ocorrer no futuro.

Realize uma boa gestão financeira

Tendo como prioridade a questão de uma boa gestão eficiente, podemos falar sobre as formas de colocar todas as ações em prática. De maneira geral, os pontos que devem ser considerados são:

Monitoramento de processos

Todos os processos de uma empresa envolvem custos, e esses custos devem ser administrados da melhor forma, para que o negócio se mantenha sempre em expansão.

Mas, além de planejar, é necessário acompanhar o que está acontecendo. Isso significa que monitorar os processos, permite a evolução do negócio e grandes melhorias.

Corte de custos

Realizando o controle de resultados, é possível identificar gastos desnecessários. A verba pode ser reinvestida em ações que vão gerar resultados reais.

Esse tipo de economia pode envolver custos como por exemplo transporte, fornecedores, aluguel, locais não utilizados ou qualquer outro gasto que possa ser reduzido ou desconsiderado.

Um sistema de gestão eficiente

A tecnologia é uma grande aliada para todos os controles, principalmente o controle de finanças. Um software de gestão empresarial, facilita muito a parte administrativa, facilitando os processos e otimizando o tempo.

Por meio de um sistema de gestão eficiente, é possível analisar dados como valor gasto com mercadorias compradas, produtos guardados em estoque, gastos com salário de funcionários, entre outros dados relevantes.

Coloque em prática a gestão financeira

Conforme vimos no decorrer do conteúdo, a gestão financeira é fundamental para o desenvolvimento e crescimento do seu negócio, porque é uma forma de controlar e projetar o destino da empresa.

Além disso, abordamos detalhes importantes para que saiba como realizar uma boa gestão, então coloque todas essas ideias em prática! Seguindo esses passos, sua empresa prepara todas às áreas internas para as mudanças necessárias, liberando espaço para evoluir cada vez mais.

Todos esses pontos modificam os processos internos, aumentando o fluxo de trabalho e gerando grandes resultados, com uma estrutura completa e sólida, que permite que o negócio possa expandir cada vez mais, aumentando os lucros e sua relevância no mercado.

DICA EXTRA  DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Esse conteúdo foi escrito pela assessoria do Soluções Industriais em parceria com o Jornal Contábil.

Comentários estão fechados.