Gestão horizontal x Gestão vertical: Entenda suas diferenças

Compartilhe
PUBLICIDADE

Para todas as empresas, mesmo desconsiderando o segmento que atua, tempo no mercado e possibilidades de expansão, a gestão é um dos pontos mais importantes para se alcançar o sucesso.

Isso porque a administração de um negócio diz respeito a uma série de ações estratégicas que buscam conduzir a empresa a alcançar melhores resultados, evitar falhas e corrigir erros.

Tendo isso em mente, ao falarmos de gestão é importante destacar que existem diversas formas de organizar e administrar seu negócio.

A gestão horizontal e a vertical possuem certas diferenças que, ao serem postas lado a lado, deixam claro qual o modelo mais adequado para cada tipo de negócio.

Pensando nesse e outros aspectos promissores de uma gestão eficiente, separamos este conteúdo para falar mais sobre a gestão horizontal e a vertical, destacando as vantagens de uma sobre a outra. Confira!

Entenda o que é a gestão vertical e horizontal

Independente do segmento que atua, seja uma empresa que realiza o revestimento de cilindros, uma estação de tratamento de efluentes ou responsável por realizar a manutenção de chiller, uma gestão eficiente é indispensável.

A gestão vertical é considerada o modelo clássico! Esse tradicional modelo se baseia em uma hierarquia, em que a estrutura é baseada em uma série de cargos correspondentes um ao outro.

Nesse modelo, o funcionário responde ao seu superior, que responde ao gerente, que responde ao diretor e assim consecutivamente, por exemplo.

Por outro lado, no modelo de gestão horizontal os colaboradores são mais independentes e podem tomar diversas decisões diariamente. Essa autonomia é focada em questões que envolvem horários, comportamentos e métodos para realizar as próprias tarefas.

Tendo em mente o pensamento “então na gestão horizontal não existe um chefe?”. Essa afirmação não está correta, pois com certeza existe um chefe. A questão é que as questões hierárquicas são mais leves, fugindo da estrutura clássica.

O ponto é que a gestão horizontal mantém os colaboradores empenhados, focando todo o tempo e energia na solução de problemas reais e otimizando o trabalho. Vendo por esse ponto de vista, além de um conceito mais novo, suas vantagens são notáveis!

Conheça as vantagens da gestão horizontal

Muitas empresas já utilizam o conceito de gestão vertical. Seu objetivo é oferecer aos seus colaboradores motivação e dinamismo para a realização das tarefas no dia a dia.

O ponto é que não existe um modelo exato de gestão, porém, algumas diferenças podem ser adaptadas a cada realidade e exploradas de alguma forma específica. Na gestão horizontal, podemos destacar que as maiores vantagens são:

  • A redução nas burocracias;

  • A criação de um ambiente mais leve;

  • Colaboradores mais motivados e engajados;

  • Decisões são tomadas de maneira dinâmica;

  • Redução nos custos da empresa;

  • A formação de equipes multifuncionais.

Atualmente, nas empresas brasileiras esse conceito ainda faz parte de empresas de menor expressão, que buscam reduzir seus custos ou não possuem a necessidade de contratar gestores para cada área.

Aplique o modelo de gestão horizontal em seu negócio

Como vimos ao longo deste conteúdo, o modelo de gestão horizontal é uma alternativa que além de fugir do clássico, traz uma nova perspectiva sobre a organização e forma de lidar com os processos internos de uma empresa.

No dia a dia nem sempre é possível passar por todas as etapas burocráticas para resolver os contratempos de trabalho. A gestão vertical, por mais que seja o modelo mais clássico, perde para o modelo horizontal em diversos aspectos.

Por isso, a gestão horizontal se mostra uma solução eficiente e com diversas vantagens tanto para as empresas quanto todos os colaboradores que buscam máximo desempenho em suas atividades.

Uma gestão bem trabalhada e baseada em princípios e liberdade pode ter eficiência e manter uma organização na direção certa. Pois, vale lembrar sempre: uma boa gestão é o caminho para o sucesso de uma empresa. Esse artigo foi escrito por André de Angelo, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

DICA EXTRA  DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação