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Gestão no setor imobiliário: Tendências para o “novo normal”

Gestão no setor imobiliário: Tendências para o “novo normal”

25/11/2020 às 15h11 Atualizada em 25/11/2020 às 18h11
Por: Gabriel Dau
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Mesmo em meio a pandemia causada pelo COVID-19, o mercado imobiliário começa a retomar e respirar com mais tranquilidade.

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Após anos no gargalo, enfrentados principalmente na recessão de 2014 a 2016, o setor começa a aquecer devido a medidas do governo, ampliação do crédito e taxas mais baixas de juros, como a Selic que está em 2% ao ano, menor patamar desde 1999.

Para se ter uma ideia, as vendas no primeiro semestre de 2020 foram as maiores para o período desde 2014.

Foram mais de 61.600 imóveis vendidos entre janeiro e junho, o que representa um crescimento de 10,6% em relação aos primeiros seis meses de 2019.

O mês de maio foi o melhor desde março de 2015, com 12.707 imóveis vendidos, segundo a Abrainc e a Fipe. 

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De olho neste cenário, Regis Souza, CEO da Property Management, empresa que recebeu o selo de certificação ISO 9001, alerta sobre a necessidade de verificar se esses imóveis se enquadram em todas as medidas de segurança e legislação.

“Para garantir a manutenção das operações e eliminação de multas, além de prejuízos financeiros e de reputação da marca, é necessário que imóveis de uso comercial e industrial estejam legalizados nos Órgãos Públicos. É preciso ter uma clara visualização das necessidades de cada imóvel, realizando o estudo de viabilidade do empreendimento, é possível analisar detalhadamente a legislação afim de obter todo o histórico do imóvel perante aos Órgãos Públicos e os próximos passos na legalização da atividade do cliente”, aconselha o executivo. 

Ainda de acordo com ele, o mercado imobiliário e as empresas do setor também devem adotar medidas para se enquadrar na cultura e tendências de um “novo normal”.

“Tudo se torna cada dia mais digital, o home office passou a ser visto com bons olhos, assim como medidas mais flexíveis de trabalho. As pessoas buscam ainda mais relações humanizadas, de qualidade e com o auxílio da tecnologia, por isso tanto as construtoras, consultorias e incorporações devem adotar processos de qualidade interna e com os clientes”, revela Regis Souza.

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Abaixo, o executivo lista as três tendências e pontos que o mercado deve se atentar e adotar para o “novo normal”, Confira: 

1 - Análise da Regularidade Documental do Imóvel: 

Quem aluga imóveis para instalação de suas atividades deve verificar se o local está com as suas licenças em dia e atendendo todas as exigências legais.

“É preciso verificar se o projeto está aprovado na prefeitura e possui toda documentação atualizada, como o Habite-se, por exemplo. Além disso, fique atento, com documentos como o Auto de Vistoria do corpo de bombeiros, Projeto aprovado em Prefeitura e se a atividade pretendida é permitida na zona do imóvel." orienta Regis Souza, CEO da Property Management

2 - Utilização da tecnologia: 

Com a revolução tecnológica, torna-se necessário adoção de ferramentas em diversos setores - no setor imobiliário isso não foi diferente.

De acordo com Regis, foi desenvolvido um software pela empresa levando em consideração todas as necessidades do cliente para o gerenciamento dos seus ativos imobiliários próprios e locados, sendo eles Bens de Uso – BDU ou Bens Não de Uso – BNDU.

“O PropertyDocs permite acesso em tempo real aos imóveis da carteira, além da centralização e facilidade no controle da situação patrimonial de cada imóvel com relatórios e análises gráficas, também permite o controle das pendências e obrigações, assegurando a mitigação de multas e associadas às irregularidades dos imóveis”, explica o CEO. 

3 - Mais humanização e qualidade nos processos internos:

Com o crescimento do setor e a migração para o digital é necessário garantir a otimização de processos e a agilidade no desenvolvimento de produtos para levar satisfação aos clientes, colaboradores e empresas.

“A tendência de crescimento do setor é uma realidade, por isso é importante adotar a ISO 9001, um sistema de gestão da qualidade, focado em garantir que o negócio forneça um nível consistente de qualidade aos seus clientes, oferecendo processos e procedimentos bem definidos e regularmente revistos. Esse sistema também se integra aos procedimentos de negócios já presentes e ainda se torna parte da cultura dentro da organização”, sugere.

Para ele, também é preciso olhar para oito princípios essenciais de negócios, entre eles: foco no cliente, liderança, envolvimento de pessoas, processos de abordagem, abordagem do sistema à gestão, melhoria contínua, abordagem factual para a tomada de decisões e relações mutuamente benéficas com fornecedores.

“Além disso, é preciso focar na gestão do negócio assim como na gestão das demandas dos clientes”, finaliza. 

A Property Management atua no segmento de consultoria e legalização imobiliária. 

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