O levantamento da Becomex que aponta para esse dado também indica a necessidade do serviço “Performance de Imposto de Importação”, que tem ajudado as empresas a reduzir custos com impostos e recuperar valores pagos a mais nos últimos cinco anos

Nesse momento em que as empresas vão reduzir seus volumes de exportação, dar férias coletivas, reduzir estoques e produção, os projetos de redução de custos e melhoria de necessidade de caixa são ainda mais estratégicos, o que colabora para preservar empregos e manter a “saúde financeira” das empresas”.

Diante dessa necessidade, a Becomex – empresa de consultoria estratégica e tecnologia especializada nas áreas tributária e aduaneira – reforça sua oferta de “Performance de Imposto de Importação”, que visa a utilização de metodologia diferenciada e tecnologia para maximizar a utilização de benefícios voltados à importação, principalmente na aplicação de Ex-tarifários e Acordos Bilaterais.

O Ex-tarifário é um benefício direcionado para a importação de produtos de alto valor agregado que não tenham produção nacional, reduzindo o imposto de importação para até 0%.

No caso de Acordos Bilaterais, o imposto também é reduzido a 0%, desde que o fabricante da mercadoria comprove que seu produto atende as regras de origem dos acordos.

De acordo com levantamentos da Becomex, as empresas têm muita dificuldade em garantir o máximo de eficiência na utilização destes benefícios por conta das constantes mudanças de legislação e pelo alto volume de informações que precisam gerenciar em seus sistemas, o que usualmente resulta em perdas operacionais significativas.

Performance de Imposto de Importação

Para resolver esta equação, a BECOMEX investiu nos últimos anos em uma plataforma que alia BigData e Inteligência Artificial para mapear a totalidade de benefícios a ser utilizada por seus clientes, inclusive evidenciando oportunidades que não foram aplicadas no passado.

A consultoria projeta entregar mais de R$ 300 milhões em redução de custo para seus clientes no ano de 2020, proporcionando maximização das oportunidades no recolhimento do imposto de importação.

Dividido em ‘Operações Futuras’ e ‘Recuperação do Passado’, o serviço tem o objetivo de identificar os benefícios fiscais que as empresas deixaram de utilizar nos últimos cinco anos e, também para apontar as oportunidades no futuro, pagando apenas o que é realmente devido.

O valor projetado representa um crescimento de mais de 100% sobre o valor entregue em 2019, sendo ainda mais expressivo pela queda no volume de operações das empresas, já que os principais segmentos em que a empresa atua foram muito afetados pelo COVID-19: automotivo, máquinas e equipamentos e eletrônicos.

“Vemos este projeto como um apoio estratégico para as empresas nesse período de crise.

A grande vantagem é que geramos ganhos para nossos clientes não apenas para as operações que ainda vão acontecer, mas também conseguimos realizar as oportunidades do passado em um prazo que possa ajudar nossos clientes em um momento de dificuldade de caixa.”, destaca o diretor de Trade Compliance da Becomex, Rafael Schroeder.

Sobre a Becomex

A Becomex é uma empresa de consultoria estratégica e tecnologia avançada especializada nas áreas fiscal, tributária e aduaneira.