GFIP: Saiba o que é e quais os benefícios desse documento

0

Este é um documento que tem a finalidade de facilitar a vida do trabalhador, além de preservar o bom funcionamento do negócio.

No artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre este documento. Continue conosco e confira. 

O que é GFIP

Esta quer dizer “Guia de recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social” , ele é um documento de arrecadação do FGTS e de informações à Previdência Social.

O mesmo guarda dados relacionados aos contratos de trabalho, que está ligado ao vínculo da empresa com o funcionário e às remunerações que são geradas pelo SEFIP. 

Qual a importância da GFIP? 

Esta documentação , atesta todos os honorários recebidos pelo trabalhador, assim como o tempo de contribuição. 

Designed by @yanalya / Freepik
Designed by @yanalya / Freepik

Benefícios da GFIP

Vamos listar abaixo os benefícios que a GFIP oferece.

  1. Segurança :  Dados dos usuários, como negócio, colaborador e previdência, estes serão acessados pela Previdência Social de forma exclusiva;
  2. Flexibilidade :  os empreendimentos que cumprem com as obrigações que são referentes ao FGTS entre outros, desfrutam de muito mais rapidez e praticidade;
  3. Otimização :  Este documento substituiu a GRE-FGTS, tendo uma simplificação na quantidade de documentos e informações necessárias para a Previdência Social, com isto terá mais praticidade e menos burocracia para o empresário.

O que é necessário constar na GFIP?

  • Recolhimentos referentes ao FGTS;
  • Ocorrências responsáveis por gerar a GFIP;
  • Remuneração bruta do funcionário;
  • Dados e informações sobre o funcionário;
  • Valores que serão pagos ao INSS;
  • Informações relacionadas ao negócio.

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

Por Laís Oliveira