Golpe do INSS contra os aposentados e pensionistas

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Os aposentados e pensionistas precisam ficar atentos com golpistas que se identificam como representantes do INSS. Durante o período de pandemia o relato de brasileiros que caíram em golpes é o maior de toda a história.

O mais comum é que golpistas entrem em contato com os segurados se passando por representantes do INSS ou ainda funcionários do banco ao qual é pago o benefício e utilizando determinadas abordagens tem como objetivo enganar as vítimas.

Fique atento, mesmo que durante o contato os golpistas informem seus dados pessoais a orientação é que você desligue o telefone e procure uma fonte de contato com o INSS para averiguar a situação.

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Golpes mais comuns

Os golpistas agem de diferentes formas, tanto na abordagem quanto no contato que pode acontecer por SMS, WhatsApp ou ainda por e-mail. Veja quais são os golpes mais comuns aplicados:

  • Solicitar agendamento ou remarcação de perícia médica;
  • Informar a aposentado, pensionista ou beneficiário de auxílio-doença que há direito ao recebimento de valores atrasados ou a alguma revisão que possa aumentar a quantia recebida mensalmente;
  • Realização da prova de vida;
  • Comunicação de bloqueio de benefício;
  • Envio de links que direcionam para sites aparentemente confiáveis ou de mensagens requisitando atualização cadastral;

Orientação

De fato o INSS pode entrar em contato com os segurados por meio de telefone ou SMS para advertir a necessidade de algum cumprimento ou ainda exigência, o que é de fato algo muito positivo aos segurados.

No entanto, para identificar possíveis fraudes em meio a contatos legítimos, o segurado precisa saber que o INSS nunca exigirá nenhuma informação particular como senha, documentos e dados pessoais.

Além disso, o segurado precisa ficar com a atenção redobrada quando o contato envolve alguma vantagem, principalmente relacionado a dinheiro. Como dito no início do artigo, em caso de dúvidas, desligue o telefone e entre em contato com o INSS ou banco ao qual você recebe o seu benefício.

Canais oficiais de comunicação com o INSS:

  • Central Telefônica 135;
  • Site ou aplicativo para smartphones: “Meu INSS”.