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Google para contadores: 4 etapas para encontrar clientes online

Google para contadores: 4 etapas para encontrar clientes online

29/11/2018 às 13h43 Atualizada em 29/11/2018 às 15h43
Por: Ricardo de Freitas
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Foto: Reprodução
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Você deseja que seu escritório de contabilidade seja encontrado com mais facilidade nas pesquisas locais? Então está no lugar certo! Este é um guia de 4 etapas para melhorar o seu SEO local (Search Engine Optimization), tanto em seu site como em outros lugares on-line. Ainda não tem um site? Então de uma olhada nesse artigo sobre a importância de se ter um site! Quando alguém precisa de ajuda com impostos ou contabilidade e não tem um contador, o que eles fazem? Eles abrem a lista telefônica? Talvez, se eles ainda estiverem vivendo no século 20. Hoje, é muito mais provável que eles procurem um mecanismo de busca como o Google, ou talvez perguntem a Siri ou a Alexa. Os resultados encontrados são cada vez mais personalizados, com base em fatores, incluindo a localização. Tente uma pesquisa no Google por “contador perto de mim” e você provavelmente verá resultados pertinentes a sua procura com base na sua localização. Vamos entender isso. Os primeiros resultados são muitas vezes anúncios, colocados lá por empresas que usam anúncios do Google para aparecer sempre que alguém procura por “contador perto de mim”. Isto não está relacionado com SEO e é mais comumente conhecido como SEM (search engine marketing). Essa é uma maneira rápida de chegar ao topo dos resultados, mas não é gratuita, nem barata. Em seguida, você pode ver um mapa da área local, desde que o Google saiba sua localização, com alguns contadores locais identificados. Seu escritório contábil está aparecendo nos resultados da pesquisa? Se não, explicaremos como mudar isso neste artigo. Depois do mapa, você normalmente verá “resultados orgânicos”, ou seja, links para páginas da Web que o Google considera mais relevantes ​​para quem procura um contador na área. É aqui que você deseja que seu escritório contábil apareça no topo. Note, porém, que os primeiros resultados orgânicos não são necessariamente sites de empresas de contabilidade. Por exemplo, você verá links para listas com alguns escritórios de contabilidade e seus contatos. Aparecer nesses resultados leva tempo, portanto, se seu escritório contábil é difícil de encontrar nos resultados de pesquisa, é importante começar a resolver o problema agora para que seu próximo cliente possa encontrá-lo durante a próxima pesquisa. Então vamos começar!

Google para contadores: seu guia passo-a-passo

Neste artigo, vamos nos concentrar nas quatro principais ações iniciais. Para efeito máximo, certifique-se de completar todas as quatro etapas, pois o efeito cumulativo será maior do que se você concluir apenas algumas delas. Antes de começar, reserve um momento para decidir exatamente quais são os detalhes de contato de seu escritório de contabilidade. É essencial ser consistente sobre isso em todas as etapas abaixo. Se você já usou nomes ligeiramente diferentes se referindo ao seu escritório contábil ou usou endereços e números de telefone que não são completamente idênticos, agora é a hora de decidir exatamente o que deve ser oficial. Se você não fizer isso, vai complicar as coisas para os mecanismos de pesquisa e outros sites influentes e, potencialmente, dar uma vantagem aos seus concorrentes. Abra um documento agora mesmo e digite os itens a seguir, para que você possa copiá-los e colá-los sempre que precisar ao longo deste processo. Isso garantirá 100% de consistência.
  • nome do seu negócio
  • endereço completo, incluindo o CEP
  • número de telefone principal do seu escritório contábil, incluindo o código de área
OK, aqui está o primeiro passo …

1. Configurar um perfil do Google Meu Negócio

  • Se você ainda não tem um perfil do Google Meu Negócio, faça isso agora. Nenhum negócio deve ficar ser sem um.
  • Ao criar seu perfil, forneça o nome, endereço e número de telefone exatos da empresa discutidos acima.
  • Quando solicitado a categoria da sua empresa, escolha a melhor possível.Se o seu negócio é focado exclusivamente em impostos, uma categoria relacionada a isso pode ser mais apropriada. Caso contrário, considere uma categoria como “escritório de contabilidade”.
  • Você também será solicitado a inserir o seu URL (endereço) do website.Se seu escritório ainda não tiver um website, é hora de corrigir isso!
  • Nesta fase da configuração do perfil, o Google oferece a você a chance de obter um site gratuito.Isso pode parecer atraente, mas essa opção pode ou não lhe dar o nível de controle necessário. Se você quiser explorar outras opções primeiro, uma alternativa seria o desenvolvimento de sites e hospedagem com o Domínio Websites, uma solução da Thomson Reuters projetada para contadores.

2. Garanta que seu site tenha conteúdo altamente relevante

  • O Google precisa de garantias de que sua empresa é a mesma que você descreveu no seu perfil do Google Meu Negócio.Isso significa que seu site precisa de informações para confirmar se, por exemplo, é um escritório contábil. Se o seu site ainda não tiver uma página “Sobre nós” ( exemplo ) para descrever o que seu escritório é e faz, é hora de adicionar uma.
  • Verifique se o seu site usa exatamente o mesmo nome comercial, endereço e número de telefone.A maneira mais fácil de garantir isso é sempre colocar esses detalhes no final de cada página no rodapé do seu site. Isso deixa os mecanismos de pesquisa certos sobre essa informação. Verifique se o seu site não oferece versões alternativas do nome, endereço ou número de telefone da sua empresa em nenhuma página.
  • Para apoiar ainda mais a sua descrição e atrair potencialmente mais pesquisadores, considere desenvolver páginas no site separadas para explicar cada um de seus serviços, por exemplo, preparação de impostos para pessoas fisícas, auditoria e assim por diante.Isso ajudará se alguém precisar de um desses serviços e escolher procurar, por exemplo, “contador que faz impostos” ou “auditor local”. As páginas dedicadas tornam mais fácil para os mecanismos de pesquisa se sentirem confiantes sobre a classificação do seu website em um nível mais alto para esses serviços.
  • É útil também observar as palavras-chave relevantes (consultas de pesquisa) que as pessoas usam na sua área.Se a sua empresa puder oferecer a ajuda que as pessoas locais estão procurando, escreva sobre isso em seu site. Talvez um de seus serviços especializados menos conhecidos esteja em maior demanda do que você imagina. Ou talvez exista demanda por um serviço que você ainda não oferece, e possivelmente deveria?
  • Se você pretende dar suporte aos seus esforços de SEO com anúncios pagos nos resultados de pesquisa, o Google permitirá que você use uma ferramenta gratuita para planejar palavras-chave como parte dos anúncios do Google (exige cadastro). Seu objetivo oficial é ajudar na pesquisa de palavras-chave para campanhas publicitárias, mas você pode achar útil verificar com que frequência as palavras-chave são procuradas localmente quando você filtra dados para mostrar apenas sua cidade e cidades próximas. Você também pode ver com que frequência as palavras-chave são procuradas mês a mês, pois isso pode variar muito.
  • Se você quiser verificar como está sua classificação em relação aos concorrentes para determinada palavra-chave, acesse o  iSearchFrom.com digite seu país / cidade para ver os resultados não personalizados para esse local. Seus resultados regulares do Google geralmente serão personalizados. Essa ferramenta oferece uma visão mais imparcial de como a concorrência mostra os resultados da pesquisa.
  • Depois de decidir sobre as palavras-chave mais importantes a serem segmentadas, documente quais das suas páginas do site devem ser “otimizadas” para cada palavra-chave.Estas podem ser páginas existentes ou novas páginas adicionadas especificamente para segmentar determinadas palavras-chave. A documentação é importante aqui, portanto, você pode evitar desfazer acidentalmente seu trabalho de otimização na próxima vez que atualizar qualquer uma das páginas.
  • Ao editar ou criar cada página, inclua a palavra-chave da página no cabeçalho principal, no mínimo.Os mecanismos de pesquisa analisam esses itens para entender sobre o que é uma página. Então, se você quiser aparecer nas buscas por “contadores de São Paulo”, você pode usar um cabeçalho de página “Contabilistas de São Paulo em quem você pode confiar” como uma maneira de incorporar sua palavra-chave alvo nesse título.
3. Liste o nome da sua contabilidade, endereço e número de telefone de forma consistente em toda a Internet
  • Os mecanismos de pesquisa procuram sites de diretórios com autoridade, como o Facebook, para confirmar detalhes sobre sua empresa.É aqui que você precisa ter certeza de que usa exatamente o mesmo nome comercial, endereço e número de telefone nas listagens de todos os sites importantes desse tipo.
  • Se sua empresa tiver uma página no Facebook, LinkedIn ou Twitter, verifique se o nome da empresa, o endereço e o número de telefone também estão listados de forma consistente.
4. Busque ótimos links e referências
  • Embora seja importante ter presença de forma correta em todos os sites importantes importantes para o seu segmento, (facebook e redes sociais estão iclusos aqui), isso é apenas o mínimo em termos de presença on-line para seu escritório contábil. Isso sozinho não o diferencia de seus concorrentes.
  • Os motores de busca procuram mais provas de que o seu escritório de contabilidade é o melhor da cidade.Quando outros sites têm links para o seu, geralmente é um bom sinal para os mecanismos de pesquisa. Quais organizações locais podem vincular o seu site? Algum dos seus colegas de trabalho em diferentes campos direcionam para o seu site? Se você tiver relacionamentos com outras empresas, fale com eles sobre links recíprocos entre sites. Se o seu site linka para o site deles, isso os ajuda, da mesma forma que um link do site deles para o seu.
  • Seus clientes estão publicando ótimas avaliações para sua empresa de contabilidade em sites como o Google, Facebook e assim por diante?Caso contrário, peça-lhes para apoiar seu negócio demorando dois minutos para deixar um ótimo feedback.O Google adora as críticas porque os pesquisadores adoram críticas.
  • Procure seu perfil no Facebook e envie aos clientes o link para deixar comentários, pois esse é uma importante fonte de comentários.
  • Claro, se você tiver algum cliente insatisfeito, evite pedir um comentário!
  • Considere pedir a clientes e colegas de trabalho que compartilhem links do seu site nas redes sociais.Uma menção favorável para o seu negócio desta maneira é tão eficaz quanto qualquer recomendação boca-a-boca tradicional e torna mais fácil para as referências entrarem em contato com você. Até mesmo uma classificação na sua página do Facebook ajuda. Essas recomendações enviam sinais positivos aos mecanismos de pesquisa.
  • Com o tempo, à medida que você coleta mais links e faz mais avaliações excelentes, sua reputação on-line ficará mais forte, o que ajudará você a obter mais cliques não apenas de resultados de pesquisa, mas também de outras fontes.

Monitorando os resultados de seus esforços de SEO

Depois de concluir todos os itens acima, sem dúvida, você desejará ver os resultados. O SEO não acontece da noite para o dia, portanto, pode levar um mês ou dois antes de você começar a ver uma melhora notável na visibilidade da sua pesquisa. Além disso, tenha em mente que seus concorrentes também podem aumentar seus esforços de SEO ao mesmo tempo. Talvez a maneira mais fácil de verificar as classificações locais e não personalizadas de uma palavra-chave seja retornar a iSearchFrom.com e pesquisar essa palavra-chave em sua cidade ou cidades próximas. Mas, a longo prazo, recomendo a criação de uma conta do Google Search Console para o seu site. Se você ainda não tiver o Google Analytics em seu website, implemente-o para obter mais informações sobre o desempenho do seu site e conecte-o à sua conta do Google Search Console. Ambos são totalmente gratuitos e essenciais se você é sério sobre o sucesso do seu site. O Google Search Console mostrará quais consultas estão resultando em visitas ao seu site e como seu site está classificado, em média, para cada uma dessas palavras-chave. Ele também pode notificá-lo se houver algum problema técnico com o site que possa prejudicar seus esforços de SEO, como links quebrados. O Google Analytics informa quantas vezes cada página é visitada em seu site, quanto tempo os visitantes passam em cada página e assim por diante

Próximos passos – e além do SEO

Este artigo aborda os princípios básicos de alto nível para ajudar os contadores a começarem com o SEO. Caso queira saber mais sobre como ter o seu site com o Domínio Websites,
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