Governo de Roraima adquire autoclaves para fortalecer a esterilização das unidades hospitalares

Autoclaves são dispositivos digitais com capacidade até 365 litros, essenciais para o bom funcionamento de todos os procedimentos das unidades.

Para melhorar ainda mais a segurança das unidades que compõem a rede nacional no desempenho das atividades, o governo de Roraima adquiriu, por meio da Sesau (Ministério da Saúde), 10 autoclaves e equipamentos de desinfecção de material hospitalar, que serão instalados tanto em hospitais da Capital quanto do Interior.

Autoclaves são dispositivos digitais com capacidade até 365 litros, essenciais para o bom funcionamento de todos os procedimentos das unidades. 

O governo do estado investiu R$ 1.313.430,00, com emendas dos ex-deputados federais Abel Mesquita e Remídio Monai e da ex-senadora Ângela Portela.

O governador do Estado, Antonio Denarium, ressaltou que “Estamos reforçando a segurança no manejo de materiais hospitalares com a aquisição destas autoclaves, garantindo uma sanitização efetiva, pois são equipamentos modernos e automatizados esses que foram adquiridos, e que vão melhorar a qualidade dos procedimentos realizados nos nossos hospitais”.

Cinco autoclaves serão alocadas ao HGR para formar o processo de estruturação do Centro de Materiais e Esterilização do Bloco E.

As outras cinco autoclaves serão destinadas ao Hospital das Clínicas Drº Wilson Franco, Hospital Regional Sul Ottomar de Souza Pinto e a Maternidade. 

Um servirá como reserva para atender a quaisquer necessidades da Coordenadoria Geral de Urgência e Emergência.

Segundo Leocádio Vasconcelos, Secretário de Saúde, “Trata-se de equipamentos importantes para as unidades, como a Maternidade, por exemplo, que atende gestantes de outros estados e até países vizinhos. Então, estas autoclaves serão de grande importância para o bom andamento do trabalho que a equipe vem desempenhando”.

Para Gervana Farias, enfermeira e coordenadora do setor de esterilização da Maternidade, a chegada da nova autoclave é um presente para a equipe que trabalha no setor e destacou que “Toda central de material para que mantenha a esterilização correta precisa de uma boa máquina, então, com a chegada destas autoclaves, nós vamos ter uma melhora significativa nos serviços, reforçando ainda mais a garantia de eficácia na esterilização de todos os materiais cirúrgicos e recipientes”.

Comentários estão fechados.