Governo libera 8 benefícios para os cadastrados no CadÚnico

0

As pessoas cadastradas no Cadastro Único, que é o conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza, terão acesso a 8 benefícios que serão liberados pelo Governo Federal.

É através dessas informações que o Governo Federal, Estados e Municípios conseguem realizar políticas públicas e criação de benefícios para a melhoria dessas famílias.

É importante mencionar que estar inscrito no CadÚnico não garante a inclusão imediata na lista de benefícios oferecidos pelo Governo.

Todos os cadastros recebidos passam por uma análise para conseguir contemplar todas as famílias que realmente necessitam dos benefícios. 

Devem estar cadastrados no CadÚnico, as famílias de baixa renda que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou que ganham no total até três salários mínimos de renda mensal.

Essas famílias poderão participar de vários benefícios como o de prestação continuada BPC, tarifa de energia solar, receber isenção na taxa de inscrição no caso de prestar um concurso público e Enem entre outras diversas vantagens.

Confira nosso vídeo completo

Agora vou te falar sobre os oito programas sociais que fazem parte do CadÚnico. 

1. Projovem Adolescente

Começando pelo projovem adolescente, ele beneficia jovens com idades entre 15 e 17 anos inscritos no programa Bolsa Família ou que se encontram em situações vulneráveis, oferecendo uma qualificação profissional inicial e seu desenvolvimento humano.

2. Passe Livre para deficientes

Outro programa oferecido é o Passe Livre para deficientes que recebem gratuidade no transporte coletivo interestadual em caso de deficiência física, mental ou auditiva.

3. Bolsa Família

Já o programa Bolsa Família garante o direito à alimentação para famílias em situação de pobreza através de um repasse mensal de acordo com cada situação. 

4. Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)

O programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) foi criado para proteger as crianças e adolescentes menores de 16 anos do trabalho infatil, pagando um auxilio financeiro ao resposavel legal do menor.

5. Transporte gratuito para idoso

O programa de transporte gratuito para idoso permite que o idoso tenha acesso gratuito em passagens interestaduais nos transportes rodoviários, e também desconto de no mínimo 50% em transportes ferroviários e aquaviários.

6. Desconto de Energia Elétrica

O programa Desconto de Energia Elétrica tem como objetivo oferecer descontos de até 60% na conta de luz para consumidores de baixa renda. 

7. Fomento às Atividades Produtivas Rurais

O programa Fomento às Atividades Produtivas Rurais tem como objetivo garantir a estruturação das atividades produtivas com a finalidade de promover a segurança alimentar e contribuir para o aumento dos seus rendimentos por meio de transferência de renda. 

8. Minha Casa minha vida

No caso do Programa minha casa minha vida ele proporciona a possibilidade de comprar a casa própria com taxas de juros reduzidas e um prazo maior para pagar.

Esse programa tem parceria com estados, municípios, e várias empresas do setor.