Governo libera novo auxílio para deixar gás de cozinha ainda mais barato

0

O governo pretende liberar novo auxílio ainda em 2021 para deixar o gás de cozinha ainda mais barato. Será contemplada a família de baixa renda.

Bento Albuquerque, ministro das Minas e Energia, numa entrevista a Rádio Bandeirantes, disse que o benefício está na mira do governo.

Designed by @olegdoroshin / freepik
Designed by @olegdoroshin / freepik

“Estamos trabalhando com o Ministério da Cidadania, e temos prazo para concluir esses trabalhos [sobre o auxílio-gás]: nos próximos 2 meses provavelmente nós já teremos isso encaminhado e essas pessoas serão beneficiadas. Sendo assim, um auxílio-gás
Segundo Albuquerque, além do auxílio-gás outras medidas estão sendo tomadas.

“Enquanto isso, estamos trabalhando com o Ministério da ministra Damares [Alves; da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos] para podermos, com medidas de apoio, de cesta básica também, de apoio para recebimento de GLP, atender essas pessoas que mais necessitam”, explicou o ministro.

As promessas foram muitas para baixar o preço do gás, no entanto, o preço só aumenta. O auxílio-gás seria mais um recurso para ajudar que não poder arcar com os atuais preços.

O preço alto do gás, fez reaparecer uma antiga prática usada pelas donas de casa, o fogão à lenha.

“É inadmissível e nós estamos trabalhando em um programa para que essas pessoas mais vulneráveis tenham acesso”, justificou o ministro.

O ministro bem que tentou exaltar na entrevista o governo, onde falou da medida de zerar os impostos.

“No que diz respeito ao GLP [gás liquefeito de petróleo], o governo federal fez a parte dele, no botijão de gás e zerou os impostos. O presidente colocou isso, é zero o imposto federal no que diz respeito ao GLP. Temos o imposto estadual e também outros encargos de distribuição. Isso tudo o presidente também encaminhou para o Congresso Nacional, que cabe efetuar a regulamentação da aplicação do ICMS”, citou o ministro de Minas e Energia.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil