Governo promete auxílio emergencial para março

0

O Governo Federal prometeu para março uma nova rodada do auxílio emergencial, que será paga em 4 parcelas. Porém, o valor ainda não está definido.
Pelo que foi divulgado pelo governo, o auxílio será pago nos meses de março, abril maio e junho.

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

O presidente Bolsonaro não mencionou o valor a ser pago, entretanto, o ministro da Economia, Paulo Guedes, quer que o valor não seja superior a R$ 250,00.

Quem vai receber as novas parcelas?

O governo não revelou quem irá receber o auxílio emergencial, inicialmente a ideia seria de conseguir atender todos os mais de 60 milhões de beneficiários que receberam o auxílio no ano passado.

Porém, Guedes diz que a intenção é beneficiar 30 milhões de brasileiros. Seriam beneficiados então, aqueles que não recebem nenhum tipo de benefício assistencial do governo ou ainda que não trabalham de carteira assinada, sendo assim, o auxílio poderá ser liberado apenas para metade dos beneficiários do ano passado.

Cruzamento de dados

Para liberar o auxílio emergencial, o governo está realizando um cruzamento de dados, através do CPF de quem recebeu o benefício no ano passado. É através destes dados que será definido quem irá receber o auxílio a partir de março.

Sendo assim, o Ministério da Cidadania fechou nessa quinta-feira (9), um acordo com a Receita Federal para ampliar as ferramentas de análise de dados e controle do pagamento do Auxílio Emergencial. A assinatura foi realizada pelo ministro Onyx Lorenzoni e pelo secretário da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil