Greve obriga INSS a fazer reagendamento das perícias

A paralisação que começou nesta quarta-feira (30), veio uma semana depois que outros funcionários do INSS declararam greve

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) por causa da paralisação dos médicos peritos por tempo indeterminado, precisará realizar um reagendamento das perícias que já estavam programadas.

A paralisação que começou nesta quarta-feira (30), veio uma semana depois que outros funcionários do INSS declararam greve. A categoria está exigindo um reajuste salarial de 19,9% para recuperar as perdas para a inflação desde 2019 e também reformas na condução da agenda diária de trabalho. Os médicos afirmam que os agendamentos não estavam sendo distribuídos de maneira igualitária entre os profissionais que trabalhavam pela manhã e pela tarde, sem direito a feriados e recessos.

Os médicos deverão seguir a orientação da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP) para paralisarem suas atividades e não comparecerem aos postos. De acordo com a norma do INSS, serão realizados reagendamentos automáticos. 

Neste caso, você poderá realizar a consulta pelo site, pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS. Porém,  o beneficiário deve continuar comparecendo ao posto no horário determinado, caso o médico do atendimento tenha comparecido.

As perícias médicas estão sendo feitas para  a manutenção dos seguintes auxílios:

Benefício de Prestação Continuada (BPC), caso seja um beneficiário por deficiência;

Auxílio-doença;

Aposentadoria por incapacidade permanente;

Aposentadorias da pessoa com deficiência;

Auxílio-acidente.

Será necessário o beneficiário que não for atendido realizar uma reclamação na ouvidoria do governo através da Fala.BR. O procedimento é uma dele não correr o risco de perder o benefício pelo não comparecimento à consulta médica, pois cria-se uma comprovação de que o agendamento não foi cumprido pela instituição, e não pelo cidadão.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.