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Growth Hacking: Conheça o novo guia de estratégias para o seu negócio

Growth Hacking: Conheça o novo guia de estratégias para o seu negócio

28/07/2021 às 02h00 Atualizada em 28/07/2021 às 05h00
Por: Gabriel Dau
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Foto: Reprodução
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Já ouviu falar em Growth Hacking?  É um conjunto de novas estratégias cujo intuito é o crescimento acelerado de um negócio.

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Comum na rotina de startups em estágio inicial, cada vez mais atraem outros tipos de empresas, sejam mais maduras ou não, de diferentes dimensões e segmentos, com o foco de crescer em pouco tempo e com orçamentos enxutos.

A seguir, saiba o que é Growth Hacking e como implantar no seu negócio!

O que é Growth Hacking?

Se traduzido para o português, Growth Hacking significa crescimento (growth) e brechas (hacking).

Isto é, um método de identificar possíveis oportunidades que vão viabilizar uma empresa a crescer exponencialmente.

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Além almejar o crescimento de forma convencional, o Growth Hacking permite-se aos meios pouco tradicionais, mais disruptivos, criativos e baseados em experiências.

Em suma, utiliza-se uma série técnicas de marketing e gestão, o Growth Hacking é uma forma de repensar o negócio a todo momento, uma nova prática, uma forma diferente de perceber a sua empresa e uma mentalidade diferençada.

Realmente, trata-se de um método muito eficaz de crescimento, que oferece muita rapidez, mantendo sustentável o negócio.

Por isso, este conceito está relacionado à aceleração de startups.

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Vantagens do Growth Hacking

As pessoas que trabalham com Growth Hacking formam uma equipe multidisciplinar, diferentemente dos setores tradicionais de marketing.

Entre os profissionais destacados estão os de marketing, de vendas, de pós vendas e de sistemas de informação.

As estratégias são aplicadas em todos os setores e processos da empresa. Isso inclui o setor financeiro, o RH e a contabilidade.

Uma vantagem é que, mesmo tão determinantes, estas estratégias têm baixo custo e grande impacto.

Como implementar na sua empresa

Primeiramente, para implementar estas estratégias, é preciso conhecê-las a fundo. A sugestão é realizar um treinamento específico com a sua equipe. De antemão, saiba que o conceito trabalha com a estratégia de funil.

Não é a mesma coisa, por exemplo, que um funil de vendas de Inbound Marketing. Chama-se de “funil do pirata”, uma vez que as iniciais dos conceitos em inglês formam a palavra AARRR, uma expressão típica dos piratas.

Vejamos cada fase do funil Growth Hacking:

  • Aquisição (Acquisition): atração e conquista o público – seja consumidores, fornecedores, investidores, etc.;
  • Ativação (Activation): geração de uma boa primeira experiência ao consumidor;
  • Retenção (Retention): fazer com que os conumidores satisfeitos e continuem usando o produto/serviço da empresa;
  • Receita (Revenue): fazer com que os consumidores passem a utilizar os serviços pagos da empresa, sem ser a versão gratuita;
  • Indicações (Referral): fazer com que os consumidores indiquem a empresa para os amigos.

Não há fases distintas, isso é, elas podem ocorrer paralelamente, de forma dinâmica. No entanto, um ponto central do Growth Hacking é identificar riscos e problemas e determinar em qual fase do funil eles estão, a fim de solucionar ou mesmo prevenir.

Processos de Growth Hacking

O conceito de Growth Hacking parece simples, mas não é.

É preciso criar uma estrutura muito bem “amarrada” de estratégias, como as seguintes:

  • Aperfeiçoamento constante de produtos e serviços.
  • Engajamento total dos envolvidos (equipe).
  • Toda ação deve gerar resultados.
  • Gerar conteúdos enriquecedores.
  • Análise constante do mercado e das preferências dos consumidores.
  • Prática de feedback por parte dos clientes – é preciso educar o consumidor quanto a isso.
  • Criar ofertas fortes – as mais fortes do mercado.
  • Definir metas mensuráveis e dispositivos de medição.
  • Automatize os processos!
  • Manter a criatividade em alta – é a base do processo.
  • Realizar testes constantes, inclusive de abordagem.
  • Realizar análise de desempenho constantes.
  • Refinar os esforços e otimizar os processos.
  • Usar a tecnologia sempre em favor do negócio.
  • Colocar a inovação como uma prioridade.
  • Aprender fazendo.
  • Entre outras.

Por: Guilherme Pagotto

Fonte: O|S|P Assessoria Contábil

Imagem: OSP Assessoria Contábil

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