Guedes volta a falar em antecipação do 13° salário para aposentados

0

Guedes novamente volta a falar da antecipação do 13° salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

(Brasília - DF) Solenidade de Sanção de Medidas Provisórias de Facilitação de acesso ao Crédito. Foto: Alan Santos/PR
Foto: Alan Santos/PR

De acordo com o G1 (Portal de Notícias da Globo), O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a falar que pode antecipar o 13° salário dos segurados do INSS neste ano. A fala aconteceu após reunião com Arthur Lira, presidente da Câmara.

No ano passado, por causa do surgimento da pandemia da Covid-19, e o público atendido pelo INSS, ser de risco, o governo antecipou o 13° salário, que foi pago entre meses de abril e junho.

Impacto fiscal

Embora, tenha sido divulgado que a antecipação do 13° salário do INSS aconteceria agora em fevereiro e março, porém, o ministro disse que essa será uma das opções, pois, não irá causar impacto fiscal (não haveria gastos adicionais para o governo). Ele no entanto, não divulgou nenhuma data para acontecer a antecipação.

Guedes afirmou que a antecipação só irá acontecer se a pandemia não amenizar, ou seja, por enquanto está valendo, o que acontece todos os anos, a primeira parcela sendo paga em agosto e a segunda em novembro.

Paulo Guedes confirmou a possibilidade de recriar um novo auxílio emergencial, com novas regras e contemplando a metade dos beneficiados do ano anterior.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil