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Hábitos de Consumo: Novas oportunidades de vendas de produtos e serviços

Hábitos de Consumo: Novas oportunidades de vendas de produtos e serviços

23/04/2020 às 11h15 Atualizada em 23/04/2020 às 14h15
Por: Vanessa Marques
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Os hábitos de consumo mudaram desde o início dos programas de distanciamento social causados pela pandemia. Primeiramente, os suprimentos essenciais, delivery de supermercado e entretenimento caseiro tem sido o foco do consumo de acordo com a empresa de consultoria McKinsey & Company.

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Por outro lado, o consumo de vestuário, turismo, bem como programas de entretenimento fora de casa enfrentaram queda desde o início da política de distanciamento social.

Dessa maneira, empresas se vêm obrigadas a explorar novas oportunidades de vendas de produtos e serviços que ainda não eram utilizadas por muitos.

Mudança de hábito

Sendo assim, o estudo da McKinsey & Company demonstrou que equipes de marketing e vendas de empresas têm muito a aprender diante das mudanças de hábito que estão acontecendo. “Irão ocorrer cada vez mais oportunidades. Os consumidores estão utilizando novos produtos e serviços que nunca antes imaginaram”, disse o pesquisador chefe do estudo que analisou consumidores de 1 mil cidades americanas, Kelsey Robinson.

Mais ainda, o estudo demonstrou que as aquisições de produtos e serviços se dão, mais do que nunca, de maneira digital. Esse tipo de transação é realizado majoritariamente pelos millenials, bem como pela ‘Geração Z’.

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E-commerce e Canais de Comunicação Online

Muito embora, os canais de comunicação e vendas por telefonia não podem ser ignorados, mas são preteridos em relação às vendas online. Sendo assim, o estudo levanta a possibilidade desses hábitos de compra de produtos online continuar firme e forte após os efeitos causados pelo coronavirus desaparecerem.

De acordo com os números levantados, uma parcela considerável está usando websites para realizar vendas que nunca pensaram em utilizar antes. Por exemplo, cerca de 14% nunca havia feito compras na web para produtos básicos do dia-a-dia, 20% nunca havia feito supermercado pela internet, aproximadamente 19% nunca havia adotado a prática de retirar pedidos no restaurante e levar para casa e 23% ainda não tinha a utilizado softwares de videoconferência para reuniões de trabalho e estudo.

Adaptação ao Mundo Novo

Algumas empresas estão vendo clientes pela primeira vez durante a pandemia. A ‘Geração Z’, os millenials e as famílias de alta renda também estão impulsionando o aumento dos testes e adoção de muitos serviços digitais, como streaming de entretenimento, jogos, aplicativos de entrega de supermercado e restaurante e condicionamento físico online.

Essas mudanças podem criar oportunidades futuras. No curto prazo, por exemplo, os varejistas que têm capacidade de manter os produtos sob demanda em estoque têm a chance de trazer para si clientes fiéis de outras marcas às quais não sabem capitalizar em cima dessa nova realidade.

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Realocar seu Orçamento do Marketing

Muitos profissionais da área de marketing e vendas estão cortando gastos e mudando seu conjunto de abordagem, de acordo com a McKinsey. “O call-to-action para os Chief Marketing Officers (CMOs) e outros membros da equipe de comunicação”, disse Robinson,.

A adoção de novas abordgagens diante dessa realidade imposta e não prevista é uma questão de sobrevicência no mercado.

Ou seja, muitos líderes estão gastando muito do seu tempo somente com a crise, quando também deveriam pensar em planejar  e se antecipar à eventual recuperação econômica.


Em outras palavras, enxergue além da curva à frente.”Eles precisam equilibrar esses dois horizontes e garantir que não gastem 95% do tempo no momento, deixando muito pouco para descobrir seu plano de jogo para a recuperação e como investir nisso”, disse Robinson.

Prepare-se para o Novo Normal

A melhor maneira de se preparar é manter um alerta em tempo real dos novos hábitos de consumo, comportamentos, necessidades e emoções dos consumidores. Assim, o empreendedor se tornar mais ágil em responder às mudanças, disse Robinson.

“Na maioria dos setores, vemos os líderes de marketing e executivos de alto escalão fazendo isso – descobrindo o que podem fazer online, como podem transferir seu orçamento de marketing, mesmo que os orçamentos estejam sendo reduzidos, como podem capturar a demanda”, disse Robinson.

Invista no que é Procurado

Os comerciantes varejistas de produtos diversificados e de várias categorias, por exemplo, estão mudando seu foco para ítens mais procurados atualmente como: roupas para ficar em casa, produtos de higiene e beleza, utensílios para exercício físico doméstico e utensílios domésticos. Isso, ao invés de investir em artigos esportivos de uso externo, roupas de festa e utensílios de uso ao ar livre.

LEIA MAIS: PDV: Como otimizar seu Ponto de Venda

Contudo, essa mudança de hábitos de consumo também acompanha o reforço dos canais de seus canais de comunicação, bem como o de compra online.

Outras marcas trabalham arduamente para repensar a aparência de seus gastos com marketing ou aumentar seu marketing promocional para atrair a demanda.

Encontre a forma adequada para as vendas

Leve em consideração sempre a satisfação do cliente em encontrar na sua loja virtual o que ele procura, e surpreenda eles com que não pensavam que pudesse encontrar.

Em resumo, mesmo com hábitos de consumo diferentes, o cliente continua em primeiro lugar.”Existe todo um trabalho para apoiar funcionários e clientes e garantir que todos estejam bem”, disse Robinson

Por fim, isso nos leva a empresas que readequaram suas operações internas, bem como mudaram o foco para fabricação de álcool em gel para as mãos ou máscaras faciais, ou marcas como grandes varejistas em parceria para fornecer espaço para serviços de saúde. “Esse é um momento realmente importante para pensar e garantir que você está investindo em sua marca, e a pergunta é: como você faz isso? Parte disso pode ser garantir que sua marca tenha uma maneira autêntica e imediata de contribuir para a sociedade no momento”, finalizou o pesquisador.

Fonte: FoxManager

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