Hepatite aguda já tem vários casos suspeitos no Brasil

Recentemente, houve vários casos de hepatite aguda no Brasil. Essa forma de hepatite é uma infecção hepática grave que pode levar à morte!

O surto de hepatite aguda parecia estar ligado a um lote contaminado de um suplemento de ervas. O suplemento, que foi vendido on-line, foi encontrado contaminado com um vírus que causa hepatite.

Os investigadores ainda estão trabalhando para determinar como a contaminação ocorreu e se há outros lotes do suplemento que podem estar contaminados. Enquanto isso, as pessoas que compraram o suplemento devem parar de usá-lo e consultar seu médico se tiverem algum sintoma de hepatite.

Sintomas

Os sintomas incluem febre, fadiga, náuseas, vômitos, dor abdominal e icterícia (amarelecimento da pele e da parte branca dos olhos).

O vírus é transmitido pelo contato com sangue ou fluidos corporais contaminados.

Tratamento

O tratamento para hepatite aguda geralmente envolve hospitalização para que o paciente possa ser monitorado de perto.

O tratamento também pode incluir a administração de fluidos e nutrientes, bem como medicamentos para ajudar a recuperar o fígado. Em alguns casos, um transplante de fígado pode ser necessário.

Existem meios de evitar?

A hepatite aguda é uma doença hepática grave que pode ser mortal. Embora não haja uma maneira garantida de prevenir a doença, existem algumas medidas que você pode tomar para reduzir o risco.

Primeiro, evite o contato com outras pessoas que tenham a doença. Se você precisa estar perto de alguém com hepatite aguda, pratique uma boa higiene e sempre lave bem as mãos.

Em segundo lugar, vacine-se contra a hepatite A e B. Essas vacinas podem ajudar a protegê-lo desses dois tipos comuns do vírus.

Por fim, evite comportamentos de risco que possam expor você ao vírus. Isso inclui compartilhar agulhas ou outras drogas que são consumidas no mesmo recepiente e que possam colocá-lo em risco de contrair a doença.

Se você acha que pode ter sido exposto ao vírus ou está apresentando sintomas de hepatite aguda, procure ajuda de um médico imediatamente.

Hepatite aguda em crianças

A hepatite aguda em crianças pode ser uma condição muito grave. É importante conhecer os sinais e sintomas para que você possa procurar atendimento médico para seu filho.

Alguns dos sintomas mais comuns incluem: fadiga, febre, dor abdominal, perda de apetite, urina escura e icterícia.

Se seu filho começar a sentir alguns desses sintomas, procure ajuda médica imediatamente. Com o tratamento imediato as chances de cura são bem maiores.

Cidades do Brasil que já tem suspeita de casos

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, atualmente existem cidades no Brasil que são suspeitas de ter hepatite aguda. Isso inclui Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Recife, Manaus, Belo Horizonte e Uberlândia relataram casos da doença e estão sendo monitoradas de perto pelas autoridades de saúde.

Hepatite Aguda em Idosos

Os idosos correm um risco especialmente alto de desenvolver hepatite aguda devido ao estado enfraquecido de seus sistemas imunológicos.

Outros fatores de risco para o desenvolvimento de hepatite aguda incluem obesidade, diabetes e abuso crônico de álcool.

Os sintomas da hepatite aguda incluem fadiga, febre, náuseas, vômitos, dor abdominal, urina escura, fezes cor de argila, icterícia (amarelecimento da pele e dos olhos) e dor nas articulações. Se você ou alguém que você conhece estiver apresentando esses sintomas, é importante procurar atendimento médico imediatamente.

Matéria produzida pela Redação da Rede Jornal Contábil

Comentários estão fechados.