Hipertensão dá direito a auxílio-doença ou à aposentadoria por invalidez?

0

Muitos brasileiros  sofrem com a pressão alta e têm dúvida se podem pedir a aposentadoria por invalidez neste caso.

Vamos esclarecer este assunto para que não reste nenhum ponto obscuro. Acompanhe.

O que é auxílio-doença?

Trata-se de um benefício temporário, cujo objetivo é auxiliar monetariamente os segurados que tenham se acidentado ou contraído uma doença e precisam se ausentar do trabalho por mais de 15 dias.

Ele garante que o trabalhador continue recebendo seus proventos até seu retorno às suas atividades.

O que é aposentadoria por invalidez? 

A aposentadoria por invalidez ocorre em caso do trabalhador ficar incapacitado por alguma enfermidade ou ficar incapacitado permanentemente.

Desta forma não poderá mais exercer sua atividade e prover seu sustento. Aí ele poderá fazer uso deste benefício, após passar por uma perícia médica.

O que é Hipertensão? 

A hipertensão é mais conhecida como pressão alta, e a característica é a força que o sangue bate contra as paredes das artérias do corpo. 

A pressão é considerada alta quando sua aferição está acima de 14/9.  Há casos em que a mesma pode ultrapassar o número de 18/12. 

Como é diagnosticada?

O diagnóstico da hipertensão é um pouco sutil, pois as pessoas que sofrem de pressão alta, muitas das vezes não apresentam sintomas graves.

Designed by @olly / Freepik
Imagem por Freepik / Designed by @olly / Freepik

O mais agravante é que pode ocasionar acidentes vasculares ou até mesmo doenças cardíacas em maior grau. 

A pessoa que sofre de pressão alta, pode requerer o auxílio-doença?

A hipertensão não compromete a vida laboral do cidadão, porém se o cidadão precisar passar por algum período de tratamento específico, onde fique claro para o INSS que o mesmo não poderá continuar exercendo suas atividades laborais temporariamente, o mesmo entende que aquele trabalhador precisa ser requerido pelo auxílio-doença. 

Como foi citado anteriormente, existem situações onde esta doença pode levar o cidadão a desenvolver outros tipos de problemas que precisam de cuidados maiores, como, por exemplo, um AVC.

Hipertenso tem direito a aposentadoria por invalidez?

Há casos e casos. A hipertensão não impede que o trabalhador exerça suas atividades.

Mas, dependendo da situação, o mesmo poderá, sim, requerer este benefício  por invalidez.

Vamos a um exemplo:

Manoel sofreu um AVC que resultou em uma sequela que, consequentemente, fez com que ele ficasse impossibilitado de exercer suas atividades laborais permanentemente. 

Devido a isto, ele precisará passar por uma perícia médica do INSS, para ser atestado a tal incapacidade. 

Para marcar esta perícia é simples: Basta acessar a internet e agendar o horário por meio do MEU INSS ou ligar na central de atendimento 135.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

ANA LUZIA RODRIGUES